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dc.contributor.advisorMEDEIROS, Melissa Soares-
dc.contributor.authorCARVALHO, Mirla Marques Soares-
dc.date.accessioned2019-07-26T16:58:56Z-
dc.date.available2019-07-26T16:58:56Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationABNTpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/792-
dc.description.abstractAs Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) constituem emergentes problemas de saúde pública. Consideram-se como principal entrave da problemática das infecções, além das doenças em si envolvidas, as dificuldades de acesso ao diagnóstico e tratamento adequado, visto que pode resultar em complicações ainda mais agravantes. Objetivou-se desenvolver e validar um manual educativo sobre doenças infecciosas na gestação. O estudo do manual educativo visa favorecer a adesão e o tratamento de gestantes com doenças infecciosas. Por assegurar a qualidade da elaboração dos materiais educativos para o cuidado em saúde, foram adotados os pressupostos adaptados de Echer. Na primeira etapa, realizou-se um levantamento bibliográfico, ampliando o conhecimento sobre gestantes em relação às doenças infecciosas; o segundo consistiu na elaboração do manual e a terceira etapa na validação de conteúdo de aparência e de adequabilidade do material por parte dos juízes especialistas, bem como validação quanto a sua organização, estilo da escrita, da aparência e da motivação para leitura do manual. A análise foi feita por vinte especialistas na área em estudo, denominados “juízes”. Os blocos foram divididos em: Bloco 1: Avaliação Científica do Material para Gestante na Infectologia e Obstetrícia; Bloco 2: Avaliação Estrutural e Formato do Manual; Bloco 3: Avaliação de adequação do Manual. Foi construído um Manual sobre doenças infecciosas na gestação. Foi validado por especialistas. Os achados do estudo mostraram que o material educativo contribuirá na orientação dos estudantes dos cursos de saúde que irão atender as gestantes, auxiliando no esclarecimento de dúvidas sobre as doenças infecciosas que podem causar algum tipo de risco à gestante. Espera-se que o uso do Manual educativo possibilite ao aluno praticar educação em saúde, beneficiar o atendimento e o diálogo entre gestantes e discentes. Outro aspecto importante diz respeito ao esclarecimento de dúvidas e orientações das medidas preventivas das doenças infeciosas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestaçãopt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectDoenças Infecciosaspt_BR
dc.titleDesenvolvimento e Validação de Manual Educativo sobre Doenças Infecciosas na Gestaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesDevelopment and Validation of an Educational Manual on Infectious Diseases in Gestationpt_BR
dc.description.resumo_abstractSexually Transmitted Infections (STIs) are emerging public health problems. The difficulties of access to diagnosis and adequate treatment are considered as the main obstacle to the problem of infections, in addition to the pathologies involved, as it may result in even more aggravating complications. The objective of this study was to develop and validate an educational manual on infectious diseases during pregnancy. The study of the educational manual aims to promote adherence and treatment of pregnant women with infectious diseases. To assure the quality of the preparation of educational materials for health care, Echer's adapted assumptions were adopted: in the first stage, a bibliographical survey was carried out, expanding the knowledge about pregnant women in relation to infectious diseases, the second consisted of validation of content, appearance and suitability of the material by the expert judges, as well as validation as to their organization, style of writing, appearance and motivation of the manual. The analysis made by twenty specialists in the area under study, called "judges". The blocks divided into: Block 1: Scientific Evaluation of Maternity Material for Infectology and Obstetrics, Block 2: Structural Assessment and Manual Format, Block 3: Assessment of the adequacy of the Manual. The findings of the study showed that the educational material will be important in the orientation of the students of the health courses that will attend the pregnant women, helping to clarify doubts about the infectious diseases that may cause some type of risk to pregnant women. It is hoped that the use of the Educational Manual will enable the student to practice health education, improve care and dialogue between pregnant women and students. Another important aspect concerns the clarification of doubts and guidelines of preventive measures of infectious diseases.pt_BR
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