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Title: Desenvolvimento de plataforma digital para planejamento e implementação de OSCE
Authors: SIMÃO, Antônio Alexander Leite
metadata.dc.contributor.advisor: PEIXOTO, Raquel Autran Coelho
Issue Date: 2019
Citation: SIMÂO, Antônio Alexander Leite. Desenvolvimento de plataforma digital para planejamento e implementação de OSCE. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2019.
Abstract: Introdução: O treinamento simulado em saúde tem se tornado um valioso instrumento para personalizar a experiência de aprendizagem dos alunos. O OSCE (Objective Structured Clinical Examination) representa uma ferramenta de avaliação largamente empregado na área médica para avaliar o desenvolvimento de habilidades e competências clínicas. Objetivos: Desenvolver uma plataforma digital para planejamento e implementação de OSCE, com base em dificuldades percebidas entre docentes, discentes e instituição de ensino. Métodos: Estudo quali-quantitativo realizado em três etapas. Na primeira, foi realizada uma análise documental dos OSCEs realizados em uma instituição privada de graduação em medicina, no período de 2014 a 2018, com levantamento descritivo dos dados. Na segunda etapa foi realizada entrevista semiestruturada com 20 docentes elaboradores/tutores de OSCE do 1o ao 8o semestre do curso de medicina, abordando as principais dificuldades percebidas e possíveis sugestões para a elaboração de OSCEs. Na terceira etapa, foi desenvolvida uma plataforma para planejamento e implementação de OSCEs. O estudo foi aprovado em Comitê de Ética e Pesquisa da instituição. Resultados: Na análise documental, houve grande variabilidade entre os instrumentos avaliativos de estações simuladas, quanto a número de itens do checklist, número e duração das estações e necessidade de material de apoio. Segundo os discentes, 99% afirmaram concordar com a importância do exame, 54% consideraram regular o grau de dificuldade das estações, mas 79% referem nervosismo na execução do mesmo. Quanto aos dados dos docentes elaboradores/tutores de OSCE, 70% já haviam participado de oficinas sobre OSCE. A maioria (55%) não utiliza matriz de competência na elaboração de OSCEs. Foi desenvolvida uma plataforma digital na linguagem Javascript®, incluindo elementos para construção de matriz de competências do processo avaliativo, construção de cenários e de checklists para avaliadores, além de planejamento de material e instruções aos diversos atores envolvidos. Conclusões: Os OSCEs são avaliações valorizadas para o desenvolvimento de habilidades clínicas, mas percebe-se ainda marcante nervosismo entre os discentes na sua execução. A grande variedade de instrumentos de avaliação pode contribuir para essa insegurança. Apesar da formação docente em avaliação de habilidades, há falta de uniformidade na elaboração dos OSCEs. Foi desenvolvida plataforma com o objetivo de reduzir essa heterogeneidade, permitindo maior sistematização e integração no processo avaliativo.
Description: Introduction: Simulated health training has become a valuable tool for personalizing students' learning experiences. The OSCE (Objective Structured Clinical Examination) represents an evaluation tool that has been widely used in the medical field to evaluate the development of clinical skills and competences. Objectives: To develop a digital platform for OSCE planning and implementation, based on perceived difficulties among teachers, students and educational institution. Material and Methods: The work was developed in a three-step proposal. In the first stage, a documentary analysis of the OSCEs performed in a private medical graduation institution was carried out, from 2014 to 2018, and a descriptive survey was carried out. In the second stage, a semi-structured interview was conducted with 20 OSCE teachers / tutors from the 1st to the 8th semester of the medical course. In the third step, a platform was developed for the planning and implementation of OSCEs.Results: There was great variability among the evaluation instruments in the simulated stations, regarding the number of checklist items, number and duration of stations and the need for support material, for example. Analysis of the results of questionnaires on student perception about the OSCE revealed that 99% agree on the importance of the examination, 54% consider regulating the degree of difficulty of the stations, but 79% report nervousness in the execution of the same. As far as data on OSCE teacher / trainer teachers were concerned, 70% had already participated in OSCE workshops. The majority (55%) do not use the competence matrix in the elaboration of OSCEs. A digital platform was developed in the Javascript language, including elements for the construction of matrix of competences of the evaluation process, construction of scenarios and checklists, as well as material planning and instructions to the various actors involved.Conclusions: OSCEs are valued assessments for the development of clinical skills, but there is still marked nervousness among students in their execution. The wide range of evaluation tools can contribute to this insecurity. Despite teacher training in skills assessment, there is a lack of uniformity in the development of OSCEs. The platform created intends to reduce this heterogeneity, allowing greater systematization and integration in the evaluation process.
Keywords: Educação Médica
Metodologias ativas
Tecnologia de informação
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/806
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Dissertações Defendidas

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