Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1001
Título: Sustentabilidade, empresas e estado: a atuação das empresas e do estado na preservação de um meio ambiente sadio
Autor(es): BEZERRA, Carla Manuella Aragão
Orientador: LEITÂO, André Studart
Data do documento: 2020
Citação: BEZERRA, Carla Manuella Aragão. Sustentabilidade, empresas e estado: a atuação das empresas e do estado na preservação de um meio ambiente sadio. 2020. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Direito) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2020.
Resumo: A expansão da globalização e dos conhecimentos adquiridos pelo homem apresentam sérios riscos à perpetuação dos elementos naturais e consequentemente à vida humana no planeta. A ponderação dos efeitos negativos decorrentes do capitalismo indomável é indispensável para harmonizar a relação entre o progresso da humanidade e a degradação dos recursos naturais. Objetivando estudar a interface do desenvolvimento econômico aliado à proteção ao meio ambiente, o presente trabalho analisará como as empresas e o Estado podem atuar na preservação e manutenção de um ecossistema sadio, através de estratégias para um crescimento econômico global e empresarial sustentável. Desse modo será estudado acerca da importância da conscientização social e empresarial no que tange à adoção de condutas sustentáveis no gerenciamento de suas atividades, observando as três principais dimensões para se atingir o desenvolvimento sustentável dentro da empresa. Tais dimensões estão destinadas a fomentar a competência econômica da companhia, a igualdade social e a preservação ecológica. Será examinada ainda, a figura do compliance, com foco na seara ambiental, que também guarda reação com o agir ético e leal da atividade empresarial e que coopera na busca pelo desenvolvimento sustentável. No último capítulo será examinada a intervenção do estado por meio de políticas públicas que estimulem e beneficiem comportamentos conduzidos em observância à preservação ecossistêmica, conciliando o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental, porém, sem comprometer a liberdade econômica. Empregou-se na produção do trabalho a análise de pesquisa bibliográfica em livros e periódicos, utilizando-se o método de abordagem dedutivo.
Palavras-chave: Sustentabilidade
Desenvolvimento Econômico
Empresa
Estado
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1001
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Direito - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLA MANUELLA ARAGÃO BEZERRA.pdf492.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.