Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1013
Title: Construção de pacote didático de neurorradiologia para médicos nas diversas etapas de formação
Authors: FEITOSA, Esther de Alencar Araripe Falcão
metadata.dc.contributor.advisor: JUCÁ, Carlos Eduardo
Issue Date: 2020
Citation: FEITOSA, Esther de Alencar Araripe Falcão. Construção de pacote didático de neurorradiologia para médicos nas diversas etapas de formação. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2020.
Abstract: INTRODUÇÃO: A Educação Médica Continuada caracteriza-se por práticas educacionais que tem a finalidade de aprimorar o conhecimento, técnicas e habilidades, bem como a relação interpessoal e a atuação médica diante dos cenários de prática. No que se refere a radiologia, o e-Learning cada vez mais é uma ferramenta apontada internacionalmente como algo indispensável para o aprendizado, uma vez que este ensino depende da visualização e reconstruções de imagens. Sabese que a compreensão da Neurorradiologia pelos discentes é deficitária na maioria das universidades brasileiras, em grande parte, devido a falta de material didático e de integração com a prática clínica, poucas vezes mencionada durante as cadeiras básicas da graduação, o que se traduz no desinteresse dos alunos, prejudicando ainda mais o processo de aprendizado. OBJETIVO: Haja vista a importância da neurorradiologia para a formação médica e a carência de matérias didáticos específicos para a graduação, o presente trabalho visa elaborar um pacote didático que possibilite aumentar a autonomia e o potencial dos discentes, empoderando o aluno na construção do seu próprio conhecimento, além de avaliar a usabilidade deste pacote didático pelos alunos. MÉTODO: Foi elaborado um site didático sobre neurorradiologia para médicos e alunos nas diversas etapas de formação, com elementos gráficos de reconstruções de imagens, exames radiológicos, atlas seccional, vídeos sobre exame físico neurológico, vídeos-aula, resumos sobre as bases físicas dos métodos radiológicos, questões práticas, e um e-book construído em conjunto com neurorradiologistas, neurologistas, neurocirurgiões, neuropediatras, patologistas, geneticista e alunos da graduação de medicina. Para avaliação da usabilidade deste pacote didático foi utilizado a escala de usabilidades SUS (System Usuablily Scale) em alunos de medicina do 3º semestre de uma universidade particular. RESULTADOS: o site foi concluído com todas as especificações propostas inicialmente, foram necessários 2 especialistas em informática, 4 radiologistas, 2 neurocirurgiões, 13 neurologistas clínicos, 1 neuropediatra, 2 geneticistas e dezenas de estudantes de medicina. Foi criada também uma integração do site com as mídias sociais instagram® e canal do youtube®, facilitando o acesso a essa ferramenta. Com relação a avaliação da usabilidade do produto, foram entrevistados 53 alunos. 63% possuíam até 20 anos, 94% deles já tinham usado sites médicos como fonte de estudo, 81% já tinham usado instagram® como fonte de estudo e 81% dos entrevistados se sentem seguros sobre as informações obtidas por essas fontes. A nota da escala SUS na avaliação do site foi satisfatória, somando um total de 81,27. Um dado interessante foi a constatação de que os alunos que usava instagram® para estudo pontuaram maior nota na escala SUS do que quem não usava, 83 versus 71 pontos (p<0,004). CONCLUSÃO: O produto desenvolvido foi de fato integrado com conteúdos de neurorradiologia e bases clínico-cirúrgicas, e além disso foi considerado usável pelo público testado. Provavelmente a pontuação maior na escala SUS dos alunos que já estudavam pelo instagram® deve ter relação com interfaces parecidas ou semelhantemente “amigáveis” entre o site e o instagram®.
Keywords: E-Book
Site didático
Livro digital
Ensino médico
Metodologia ativa
Mídias sociais
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1013
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTHER DE ALENCAR ARARIPE FALCÃO FEITOSA.pdf38.94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.