Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1043
Título: Museu social da Barra do Ceará.
Autor(es): MELO, Welanna Elen Moreira
Orientador: COMELLI, Mariana Lira
Data do documento: 2020
Citação: MELO, Welanna Elen Moreira. Museu social da Barra do Ceará. 2020. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020.
Resumo: A Barra do Ceará, além de levar o nome do estado, também foi o berço da sua criação, foi onde se iniciou a colonização do Ceará e aconteceram os primeiros contatos, mas hoje, pouco se encontra vestígios dessa história. Além disso, a região é um ponto estratégico para a cidade de Fortaleza, por ser repleta de potencial social, ambiental e histórico, porém o bairro enfrenta muitos problemas sociais. Assim, o desenvolvimento de um anteprojeto arquitetônico de um museu social na Barra do Ceará, em Fortaleza, que vá de encontro a essas mazelas sociais, tomando como base as análises feitas no trabalho, que tornaram possível entender como um museu social funciona e, dessa forma, traduzir suas necessidades em um programa arquitetônico coerente, uma vez que a maioria dos museus sociais são feitos de forma improvisada pela própria população em edificações já existentes, serve como uma ferramenta de resistência social para comunidade local, com relação aos outros agentes da cidade, além de preservar a memória local, é importante para gerar um novo olhar sobre essa região, expondo a sua rica herança histórica e gerando um maior desenvolvimento cultural, econômico e social no bairro.
Palavras-chave: Anteprojeto.
Museu social.
Barra do Ceará.
Arquitetura cearense.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1043
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Welanna Elen Moreira Melo - caderno.pdf78.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Welanna Elen Moreira Melo - pranchas.pdf41.69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.