Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1045
Título: Análise de sinistros em cordoalhas de protensão não aderente em laje maciça de concreto armado: estudo de caso em edifício residencial localizado na cidade de Fortaleza.
Autor(es): FREITAS, Ana Barbara Campos
Orientador: LEITE, Mariana de Araújo
Data do documento: 2020
Citação: FREITAS, Ana Barbara Campos. Análise de sinistros em cordoalhas de protensão não aderente em laje maciça de concreto armado: estudo de caso em edifício residencial localizado na cidade de Fortaleza. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020
Resumo: Atualmente existe uma grande demanda na construção civil por inovações e exigências em projetos cada vez mais modernos e sofisticados, e essa mudança vem crescendo de forma significativa. Diante dessas exigências, o mercado atual tem se mostrado aberto para novas técnicas construtivas, que buscam se consolidar visando aperfeiçoar e superar limitações presentes em estruturas de concreto. Dentre essas técnicas está o sistema de protensão o qual apresenta uma proposta para superar uma das principais limitações que profissionais calculistas são desafiados a solucionar em seus projetos de estruturas, a possibilidade de vencer grandes vãos. Diante da possibilidade do uso de sistemas protendidos, é notória a existência certo preconceito com relação a esse sistema, por causa das possibilidades de sinistros que possam acontecer. O estudo em questão tem como objetivo detalhar e analisar esse sistema, apresentando dois tipos de sinistros ocorridos em lajes maciças de concreto protendido, embasado em dois estudos de caso real de um edifício residencial situado em Fortaleza-CE, a fim de se chegar a um diagnóstico do problema e ações de reparo e reforço. Para isso usou-se como metodologia, os estudos de casos foram feitos prioritariamente de forma qualitativa com dados fornecidos pela empresa e por meio de formulários digitais com profissionais envolvidos no ocorrido. Assim, obtiveram-se por meios desses formulários, como resultados, informações descritas, além de fotos dos dois estudos de casos, que possibilitaram analisar todo o processo de sinistro, o diagnóstico e o reparo, de modo a garantir a eficiência do sistema de protensão após o problema. Com isso, concluiu-se que os sinistros existem e podem ser devidamente recuperadas, a possibilidade de reparo e reforço é particular para cada sinistro ocorrido, e com um bom entrosamento entre os profissionais é possível descrever que existem várias possibilidades destrutivas e não destrutivas para solucionar os sinistros nesse sistema, garantindo segurança e estabilidade da estrutura.
Palavras-chave: Laje maciça protendida.
Sistema de protensão.
Sinistro em protensão.
Cordoalha engraxada.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1045
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA BARBARA CAMPOS FREITAS.pdf4.56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.