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dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucas Cavalcante de-
dc.contributor.authorLIRA, Ellen Sara Aguiar Bastos-
dc.date.accessioned2020-09-25T13:45:56Z-
dc.date.available2020-09-25T13:45:56Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationLIRA, Ellen Sara Aguiar Bastos. Análise da irregularidade longitudinal por faixas de tráfego através de aplicativo para smartphone. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1054-
dc.description.abstractA irregularidade longitudinal é um dos parâmetros mais utilizados na avaliação funcional de pavimentos. Este parâmetro, quando elevado, prejudica a dinâmica dos veículos, o efeito dinâmico das cargas, a qualidade ao rolamento e a drenagem superficial da via. Vários instrumentos, como aplicativos para smartphones, têm sido desenvolvidos ao longo de três anos para auxiliar os órgãos gestores na coleta de dados com precisão, baixo custo de aquisição e fácil operação, podendo ser utilizados como uma alternativa aos métodos tradicionais de avaliação da qualidade funcional dos pavimentos. Neste estudo foi utilizado o aplicativo SmartIRI, desenvolvido na Universidade Federal do Ceará – UFC, para uma análise da qualidade funcional do pavimento flexível em todas as faixas de tráfego da Avenida Senador Carlos Jereissati, em uma extensão de 4,1 km, e comparação de dados coletados nos anos de 2018, 2019 e 2020. A análise dos dados comprovou que houve uma melhora na condição de rolamento no último ano, possivelmente, devido às atividades de manutenção, o que contribuiu para um decréscimo da irregularidade longitudinal.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIrregularidade longitudinal.pt_BR
dc.subjectAvaliação funcional.pt_BR
dc.subjectSmartIRIpt_BR
dc.titleAnálise da irregularidade longitudinal por faixas de tráfego através de aplicativo para smartphone.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesAnalysis of longitudinal irregularity by traffic lanes through smartphone application.pt_BR
dc.description.resumo_abstractLongitudinal roughness is one of the most used parameters in the functional evaluation of pavements. This parameter when elevated, impairs the vehicles dynamics, the dynamic effect of load distribution, the bearing quality and the superficial drainage of the street.Various instruments, such as smartphone applications, have been developed over three years to assist management bodies in collecting data with precision, low acquisition cost and easy operation, which can be used as an alternative to the more traditional evaluation methods of a pavement’s functional quality. In this study the app SmartIRI, developed by the Federal University of Ceará – UFC was used to analyze the functional quality of the pavement on the six lane avenue of “Senador Carlos Jereissati” along an extension of 4,1 kilometers, and compare the data collected in the years of 2018, 2019 and 2020. Data analysis proves that there was an improvement in the rolling condition in the last year of collection, possibly due to maintenance activities, which contributes to a reduction in longitudinal roughness.pt_BR
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