Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1054
Title: Análise da irregularidade longitudinal por faixas de tráfego através de aplicativo para smartphone.
Authors: LIRA, Ellen Sara Aguiar Bastos
metadata.dc.contributor.advisor: ALMEIDA, Lucas Cavalcante de
Issue Date: 2020
Citation: LIRA, Ellen Sara Aguiar Bastos. Análise da irregularidade longitudinal por faixas de tráfego através de aplicativo para smartphone. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020.
Abstract: A irregularidade longitudinal é um dos parâmetros mais utilizados na avaliação funcional de pavimentos. Este parâmetro, quando elevado, prejudica a dinâmica dos veículos, o efeito dinâmico das cargas, a qualidade ao rolamento e a drenagem superficial da via. Vários instrumentos, como aplicativos para smartphones, têm sido desenvolvidos ao longo de três anos para auxiliar os órgãos gestores na coleta de dados com precisão, baixo custo de aquisição e fácil operação, podendo ser utilizados como uma alternativa aos métodos tradicionais de avaliação da qualidade funcional dos pavimentos. Neste estudo foi utilizado o aplicativo SmartIRI, desenvolvido na Universidade Federal do Ceará – UFC, para uma análise da qualidade funcional do pavimento flexível em todas as faixas de tráfego da Avenida Senador Carlos Jereissati, em uma extensão de 4,1 km, e comparação de dados coletados nos anos de 2018, 2019 e 2020. A análise dos dados comprovou que houve uma melhora na condição de rolamento no último ano, possivelmente, devido às atividades de manutenção, o que contribuiu para um decréscimo da irregularidade longitudinal.
Keywords: Irregularidade longitudinal.
Avaliação funcional.
SmartIRI
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1054
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELLEN SARA AGUIAR BASTOS LIRA.pdf2.65 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.