Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1061
Title: Uso de detergente líquido como aditivo incorporador de ar em argamassa de contrapiso.
Authors: SILVA, Roger Lima da
metadata.dc.contributor.advisor: CARVALHO, Elayne Valério
Issue Date: 2020
Citation: SILVA, Roger Lima da. Uso de detergente líquido como aditivo incorporador de ar em argamassa de contrapiso. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020.
Abstract: O desenvolvimento e a busca por materiais com adequada durabilidade e desempenho mecânico têm sido amplamente investigados por pesquisadores da área de tecnologia dos materiais. Nesse sentido, o uso de aditivos que modifiquem as propriedades da argamassa tem sido promissor, como é o caso do aditivo incorporador de ar (AIA). Há relatos da substituição do AIA pelo detergente líquido comercial utilizado para limpeza domiciliar, porém sem a devida análise da sua viabilidade na argamassa. Portanto, este trabalho tem como objetivo avaliar a viabilidade técnica da adição de detergentes comerciais em argamassas de contrapiso, investigando experimentalmente o desempenho desse material em termos de comportamento mecânico, trabalhabilidade e durabilidade. Para isso, foram realizados ensaios físico-químicos a fim de verificar a composição química do detergente comercial e caracterização do material cimentício produzido. Além disso, foram realizados ensaios de consistência e o desempenho mecânico, no estado fresco e no estado endurecido, comparando diferentes proporções do aditivo comercial e do aditivo proposto. Como resultado, a composição dos materiais apresentou significativa semelhança. Os ensaios no estado fresco e no estado endurecido, indicaram que a proporção de 0,2% de detergente líquido apresenta melhor resistência mecânica e incorporação de ar na argamassa, apesar das demais proporções apresentarem resultados relativamente semelhantes.
Keywords: Argamassas de contrapiso.
Aditivo incorporador de ar.
Detergente líquido.
Tensoativos.
Microestrutura.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1061
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROGER LIMA DA SILVA.pdf1.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.