Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1066
Título: Estudo comparativo entre métodos de análise estrutural de reservatórios enterrados de concreto armado.
Autor(es): TELES, Laíse Sousa
Orientador: MATIAS, Bergson da Silva
Data do documento: 2020
Citação: TELES, Laíse Sousa. Estudo comparativo entre métodos de análise estrutural de reservatórios enterrados de concreto armado. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020.
Resumo: O trabalho apresenta um comparativo entre métodos de análise estrutural de reservatórios de água de concreto armado do tipo enterrado. Onde inicialmente explana conceitos básicos sobre o tema, como funcionalidades e posições em relação ao solo. Também são mencionadas as forças atuantes nos elementos para os casos em que o reservatório se encontra cheio e vazio, como também os diferentes métodos de análise. Em muitos casos, na análise estrutural, não se justifica a utilização de um modelo mais sofisticado, que costuma ser mais complexo e mais custoso numericamente. Em outras circunstâncias, a caracterização de uma análise em uma estrutura mais robusta pode resultar em equações impraticáveis por métodos analíticos fechados, o que torna indispensável a utilização de métodos numéricos. A busca tem sido, portanto, por modelos simples que incorporem as características fundamentais do problema e que forneçam soluções com precisão aceitável. Em vista disso, foram utilizados dois métodos para analisar as solicitações nas placas de um protótipo, sendo um método clássico ou simplificado: Método das Placas Isoladas, e o Método dos Elementos Finitos, através da modelagem e análise elástico-linear das estruturas no software SAP2000. Verificou-se que os momentos negativos obtidos pelo método dos elementos finitos apresentaram resultados mais conservadores. Já os momentos positivos apresentaram em sua maioria, valores favoráveis a segurança pelo método das placas isoladas, além disso também apresentaram maiores diferenças percentuais entre os resultados do que os negativos.
Palavras-chave: Elementos finitos.
SAP2000.
Métodos Simplificados.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1066
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAÍSE SOUSA TELES.pdf3.01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.