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dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Alessandra Honório-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Laide Magalhães-
dc.date.accessioned2020-09-25T17:10:06Z-
dc.date.available2020-09-25T17:10:06Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Laide Magalhães. Avaliação do ligante asfáltico modificado por polímero SBS e aditivo surfactante. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1067-
dc.description.abstractAs estradas de rodagens brasileiras são bastante relevantes pela capacidade de conectar os diversos setores e serviços, como a educação, saúde, lazer e a sociedade de um modo geral. Porém, apenas 12,4% das estradas são pavimentadas, e desta pequena quantidade, 95% são de pavimentos flexíveis. As exigências, tanto climáticas como de tráfego, no revestimento asfáltico estimularam a formação de hipóteses, estudos e descobertas de tecnologias que possibilitam a elevação do desempenho do pavimento asfáltico, na qual se pode citar a implementação do copolímero estireno-butadieno-estireno (SBS) no ligante asfáltico como modificador e melhorador de suas propriedades. O SBS pode proporcionar o aumento da resistência à deformação permanente e mitigação dos efeitos do envelhecimento, evitando o surgimento precoce de defeitos e prolongando a vida útil de serviço do pavimento, além de, proporcionar uma via mais segura, confortável e econômica. Com isso, o ligante asfáltico CAP 50/70, objeto de modificação, será analisado de duas maneiras: (i) com a incorporação de 4% de polímero SBS e (ii) com a incorporação de 4% de polímero SBS e 1% de aditivo surfactante Dinoram, sendo este último de análise principal. Realizadas as modificações, foram separadas amostras padronizadas conforme as recomendações descritas nas respectivas normas para a realização dos ensaios de: penetração, ponto de amolecimento e viscosidade a partir do viscosímetro rotacional Brookfield. O acréscimo SBS proporcionou o aumento da consistência, a elevação da temperatura de ponto de amolecimento, como também o acréscimo considerável na viscosidade do ligante modificado. O emprego do surfactante atenuou os efeitos das mudanças ocorridas, com exceção da viscosidade, que se manteve em valores altos. As suscetibilidades térmicas dos ligantes modificados apresentaram bom desempenho, ou seja, estabilidade frente aos gradientes térmicos. A viscosidade Brookfield gerou faixas de temperatura de usinagem e compactação bem elevadas devido uma resistência térmica ao aquecimento, causada pela elevação da consistência e, possivelmente, pelo aumento das cadeias químicas advindas da adesão de SBS. Esses resultados elevados sofreram uma suave redução com a adição do surfactante, porém o teor empregado não apresentou as respostas esperadas. Conclui-se que, por meio dos ensaios, é possível ter um ligante modificado por SBS com boa performance, apresentando propriedades de consistência, ponto de amolecimento e sensibilidade térmica melhoradas com o uso do polímero e do surfactante.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCimento asfáltico modificado.pt_BR
dc.subjectCopolímero SBS.pt_BR
dc.subjectSurfactante.pt_BR
dc.subjectDesempenho.pt_BR
dc.titleAvaliação do ligante asfáltico modificado por polímero SBS e aditivo surfactante.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesEvaluation of the asphalt binder modified by SBS polymer and surfactant additive.pt_BR
dc.description.resumo_abstractBrazilian roadways are very relevant due to the ability to connect the various sectors and services, such as education, health, leisure and society in general. However, only 12.4% of roads are paved, and of this small amount, 95% are flexible pavements. The demands, both climatic and traffic, on the asphalt coating stimulated the formation of hypotheses, studies and discoveries of technologies that enable the increase in the performance of the asphalt pavement, in which we can mention the implementation of the styrene-butadiene-styrene copolymer (SBS) in the asphalt binder as a modifier and enhancer of its properties. SBS can provide increased resistance to permanent deformation and mitigate the effects of aging, preventing the early appearance of defects and extending the service life of the floor, in addition to providing a safer, more comfortable and economical way. With this, the asphalt binder CAP 50/70, object of modification, will be analyzed in two ways: (i) with the incorporation of 4% SBS polymer and (ii) with the incorporation of 4% SBS polymer and 1% surfactant additive Dinoram, the latter being the main analysis. Once the modifications were made, standardized samples were separated according to the recommendations described in the respective standards for carrying out the tests of: penetration, softening point and viscosity from the Brookfield rotational viscometer. The addition of SBS provided an increase in consistency, an increase in the softening point temperature, as well as a considerable increase in the viscosity of the modified binder. The use of surfactant attenuated the effects of the changes that occurred, with the exception of viscosity, which remained at high levels. The thermal susceptibilities of the modified binders showed good performance, that is, stability against thermal gradients. The Brookfield viscosity generated very high machining and compaction temperature ranges due to thermal resistance to heating, caused by the increase in consistency and, possibly, by the increase in chemical chains resulting from SBS adhesion. These high results suffered a slight reduction with the addition of the surfactant, however the content employed did not present the expected responses. It is concluded that, through the tests, it is possible to have a binder modified by SBS with good performance, presenting properties of consistency, softening point and thermal sensitivity improved with the use of the polymer and the surfactante.pt_BR
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