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https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1067
Título: | Avaliação do ligante asfáltico modificado por polímero SBS e aditivo surfactante. |
Autor(es): | RODRIGUES, Laide Magalhães |
Orientador: | OLIVEIRA, Alessandra Honório |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | RODRIGUES, Laide Magalhães. Avaliação do ligante asfáltico modificado por polímero SBS e aditivo surfactante. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020. |
Resumo: | As estradas de rodagens brasileiras são bastante relevantes pela capacidade de conectar os diversos setores e serviços, como a educação, saúde, lazer e a sociedade de um modo geral. Porém, apenas 12,4% das estradas são pavimentadas, e desta pequena quantidade, 95% são de pavimentos flexíveis. As exigências, tanto climáticas como de tráfego, no revestimento asfáltico estimularam a formação de hipóteses, estudos e descobertas de tecnologias que possibilitam a elevação do desempenho do pavimento asfáltico, na qual se pode citar a implementação do copolímero estireno-butadieno-estireno (SBS) no ligante asfáltico como modificador e melhorador de suas propriedades. O SBS pode proporcionar o aumento da resistência à deformação permanente e mitigação dos efeitos do envelhecimento, evitando o surgimento precoce de defeitos e prolongando a vida útil de serviço do pavimento, além de, proporcionar uma via mais segura, confortável e econômica. Com isso, o ligante asfáltico CAP 50/70, objeto de modificação, será analisado de duas maneiras: (i) com a incorporação de 4% de polímero SBS e (ii) com a incorporação de 4% de polímero SBS e 1% de aditivo surfactante Dinoram, sendo este último de análise principal. Realizadas as modificações, foram separadas amostras padronizadas conforme as recomendações descritas nas respectivas normas para a realização dos ensaios de: penetração, ponto de amolecimento e viscosidade a partir do viscosímetro rotacional Brookfield. O acréscimo SBS proporcionou o aumento da consistência, a elevação da temperatura de ponto de amolecimento, como também o acréscimo considerável na viscosidade do ligante modificado. O emprego do surfactante atenuou os efeitos das mudanças ocorridas, com exceção da viscosidade, que se manteve em valores altos. As suscetibilidades térmicas dos ligantes modificados apresentaram bom desempenho, ou seja, estabilidade frente aos gradientes térmicos. A viscosidade Brookfield gerou faixas de temperatura de usinagem e compactação bem elevadas devido uma resistência térmica ao aquecimento, causada pela elevação da consistência e, possivelmente, pelo aumento das cadeias químicas advindas da adesão de SBS. Esses resultados elevados sofreram uma suave redução com a adição do surfactante, porém o teor empregado não apresentou as respostas esperadas. Conclui-se que, por meio dos ensaios, é possível ter um ligante modificado por SBS com boa performance, apresentando propriedades de consistência, ponto de amolecimento e sensibilidade térmica melhoradas com o uso do polímero e do surfactante. |
Palavras-chave: | Cimento asfáltico modificado. Copolímero SBS. Surfactante. Desempenho. |
URI: | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1067 |
Aparece nas coleções: | Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso |
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