Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1073
Title: SODIS – Desinfecção solar de água para consumo humano operando no modo contínuo.
Authors: ROCHA, Yuri Bráz
metadata.dc.contributor.advisor: ABDALA NETO, Eliezer Fares
Issue Date: 2020
Citation: ROCHA, Yuri Bráz. SODIS – Desinfecção solar de água para consumo humano operando no modo contínuo. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020.
Abstract: O Ceará possui características de baixas pluviosidades com intensidades de chuvas restritas à curto período de tempo no ano, além do solo seco e altos índices de radiação solar. Técnicas para abastecer a população difusa do semiárido cearense são utilizadas, como a captação de água da chuva e armazenamento por cisternas de placas, porém estas, quando em condições sanitárias inadequadas, poderão ser agente de vetores e doenças hídricas. Portanto esta pesquisa tem por objetivo conceber, instalar e operar um Sistema de Desinfecção Solar (SODIS) em água para consumo humano, operando em modo contínuo tendo como método a criação do protótipo, o qual consiste em um tubo de vidro, por onde a água passará durante o processo de desinfecção, e um suporte que simulará as condições de um telhado convencional. Este foi realizado sem a presença de energia elétrica e com redução de 50% do tempo de exposição indicado pela a literatura, onde foram coletadas amostras iniciais (água bruta), amostras periódicas e amostras finais (após o processo de desinfecção) sendo analisadas alguns parâmetros físico-químicos e microbiológicos, na qual foi possível atestar que o protótipo de SODIS em modo contínuo possui eficiência na inativação dos microrganismo, sendo uma metodologia viável para a aplicação em comunidades difusas do semiárido cearense.
Keywords: SODIS.
Desinfecção.
Água.
Energia Solar.
Região Semiárida.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1073
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YURI BRÁZ ROCHA.pdf3.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.