Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1074
Title: Satisfação do usuário em relação às redes sociais das instituições de ensino superior privadas de Fortaleza
Authors: RODRIGUES, Felipe de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: SOUZA, Elnivan Moreira de
Issue Date: 2020
Citation: RODRIGUES, Felipe de Sousa. Satisfação do usuário em relação às redes sociais das instituições de ensino superior privadas de Fortaleza. 2020. Monografia (Graduação em Administração). - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2020.
Abstract: O contexto empresarial das Instituições de Ensino Superior no Brasil, tiveram ao passar dos anos importantes mudanças e desafios, foi preciso balancear a qualidade pedagógica com suas estratégias mercadológicas, também foi necessário estreitar a relação com o seu público para um relacionamento mais próximo e as redes sociais na atualidade desempenham um importante papel nessa estratégia. A partir dessa questão é importante avaliar a satisfação do usuário nas mídias sociais das instituições que é usada como ferramenta de vantagem competitiva. A pesquisa propôs a avaliação da satisfação do usuário por meio das redes sociais. Foi utilizado na avaliação da amostra a escala Servqual, metodologia geralmente utilizada na avaliação de qualidade nos serviços. Por meio de formulários a pesquisa avaliou às instituições de ensino superior privadas de fortaleza e em seguida os usuários dessas redes sociais. Os resultados foram apresentados por distribuição de frequências, médias e ainda pelo estudo de gaps. Nos resultados foi identificado uma distância entre o percebido pela instituição como qualidade do seu serviço e o que é avaliado pelo seu usuário. As instituições gestoras percebem como satisfatório a segurança da informação passada e o interesse no relacionamento com seu cliente. Na percepção dos usuários os conteúdos das mídias sociais das instituições são interessantes e importantes e a linguagem ideal na comunicação. A pesquisa conclui com considerações sobre as avaliações, as contribuições do artigo, limitações da pesquisa e sugestões para pesquisas futuras.
Keywords: Marketing de relacionamento
Redes sociais
Satisfação do cliente
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1074
Appears in Collections:Administração (EaD) - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FELIPE DE SOUSA RODRIGUES.pdf271.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.