Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1079
Título: Correlação entre indicadores econômico-financeiros e o retorno das ações das empresas de comércio de eletrodomésticos listadas na B3 entre 2012 e 2019
Autor(es): CORPE, Anísio Bruno Tabosa
Orientador: OLIVEIRA FILHO, Sergio Mendes de
Data do documento: 2020
Citação: CORPE, Anísio Bruno Tabosa. Correlação entre indicadores econômico-financeiros e o retorno das ações das empresas de comércio de eletrodomésticos listadas na B3 entre 2012 e 2019. 2020. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Christus.
Resumo: Este estudo buscou verificar a existência de correlação entre os indicadores econômico-financeiros e o retorno das ações das empresas de comércio de eletrodomésticos listadas na B3. Para tanto, foram estabelecidos três objetivos específicos: analisar a evolução dos índices econômico-financeiros das empresas do segmento de atuação de comércio de eletrodomésticos listadas na B3 nos anos de 2012 a 2019; identificar o retorno das empresas do segmento de atuação de comércio de eletrodomésticos listadas na B3 nos anos de 2012 a 2019; verificar se existe uma correlação entre a evolução dos índices econômico-financeiros e o retorno das empresas do segmento de atuação de comércio de eletrodomésticos listadas na B3 nos anos de 2012 a 2019. Para responder aos objetivos propostos, foi feito um estudo bibliográfico nas obras de autores ligados tanto a contabilidade como ao mercado financeiro. Baseado no balanço patrimonial (BP) e na demonstração do resultado do exercício (DRE) das 3 empresas foco desta pesquisa, foram calculados os valores trimestrais de 15 indicadores no período de 2012 a 2019. Apoiado nos valores obtidos destes índices, foram calculadas as correlações entres estes e o preço das ações por meio do software SPSS da IBM. Foi verificada a ocorrência de correlação para todos os indicadores, no entanto, no que se refere a significância estatística destas correlações, considerando um nível de significância de 5%, somente foi possível rejeitar a hipótese nula em 33% dos indicadores calculados.
Palavras-chave: Indicadores econômico-financeiros
Análise de correlação
Coeficiente de correlação
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1079
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANÍSIO BRUNO TABOSA CORPE.pdf489.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.