Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1091
Título: DESAFIOS DO EMPODERAMENTO FEMININO NO CINEMA.
Autor(es): FERREIRA, Andressa Alves
Orientador: ROCHA, Virna Fernandes Távora
Data do documento: 2020
Resumo: Empoderamento feminino é um assunto de bastante importância e que tem se intensificado nos últimos anos. O mesmo tem o propósito de despertar a consciência coletiva, representada por atitudes a fim de fortalecer as mulheres e expandir a equidade de gênero. É resultante do movimento feminista e, mesmo estando relacionados, são assuntos diferentes. Empoderar-se é o ato de tomar poder sobre si. Desse modo, também é possível fazer o empoderamento de outros grupos sociais, como o empoderamento negro e até empoderamento dos idosos, por exemplo. Por muitas vezes pessoas que fazem parte desses grupos, não têm consciência de seu próprio poder, e as mulheres estão incluídas neste grupo, e com isso surge o empoderamento feminino. As mulheres precisam reconhecer que elas são capazes, para então poder começar a fazer mudanças. O empoderamento feminino é um recurso que contribui para a diminuição da ideia de que as mulheres nascem para serem inimigas. Pensando nesse assunto, essa pesquisa procurou analisar como são retratados os desafios enfrentados pelas mulheres no dia a dia e como isso tem sido abordado no cinema. A metodologia de natureza qualitativa, desenvolvida por meio de análise fílmica de filmes de cinco décadas, entre os anos 1970 até 2020, permitiu concluir que o empoderamento feminino se intensificou e e dessa forma possibilitou um novo tipo de pensamento com as mulheres das novas gerações, ou seja a cultura em si se ajustou com a nova realidade, além de que este aspecto tende a crescer e inovar cada vez mais, gerando assim outras perspectivas de empoderamento para os outros públicos.
Palavras-chave: Empoderamento. Mulheres. Poder. Desafios.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1091
Aparece nas coleções:Administração (Presencial) - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andressa Alves Ferreira.pdf1.59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.