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dc.contributor.advisorSOUZA, Elnivan Moreira de-
dc.contributor.authorSANTOS, Pedro Hugo Sousa dos-
dc.date.accessioned2021-03-01T12:24:00Z-
dc.date.available2021-03-01T12:24:00Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1098-
dc.description.abstractNo Brasil, a economia compartilhada iniciou-se através da inserção de aplicativos com foco em prestações de serviços de caronas compartilhadas, como o Uber. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi identificar a percepção do consumidor em relação a regulação estatal nos serviços da economia do compartilhamento por meio do método estatístico da análise fatorial. Com o uso dessa técnica foi possível correlacionar os construtos propostos e identificar as percepções dos usuários em relação ao papel do Estado nesse novo modelo de negócios. Na medida em que a pesquisa se justifica pelo novo contexto mercadológico que a economia compartilhada proporciona aos mercados os quais adentra, os resultados obtidos foram no sentido de que os usuários desse serviço compreendem que a regulação torna o serviço mais eficiente, aumenta a competitividade entre os players, torna o serviço mais seguro e confiável. Contudo, a escala revelou que essa regulação deixa o serviço mais caro e menos atrativo para uso. Nesse sentido, compreende-se que a escala validada nesta pesquisa pode servir de suporte para organizações privadas e também para agentes reguladores do aparelho estatal, com vistas a produzirem um melhor entendimento dos benefícios e malefícios que a regulação produz sobre a economia compartilhada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEconomia compartilhada. Estado. Regulação. Consumidor.pt_BR
dc.titleO PAPEL DO ESTADO NA ECONOMIA DO COMPARTILHAMENTO SOB A ÓTICA DO USUÁRIOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesTHE ROLE OF THE STATE IN THE SHARING ECONOMY UNDER THE USER'S VIEWPOINTpt_BR
dc.description.resumo_abstractIn Brazil, the shared economy started through the insertion of applications focusing on shared ride services, such as Uber. In this sense, the objective of the present work was to identify the consumer's perception in relation to state regulation in the services of sharing economy through the statistical method of factor analysis. Using this technique, it was possible to correlate the proposed constructs and identify the users' perceptions regarding the role of the State in this new business model. As the research is justified by the new market context that the shared economy provides to the markets it enters, the results obtained were in the sense that the users of this service understand that regulation makes the service more efficient, increases the competitiveness among players, makes the service more secure and reliable. However, the scale revealed that this regulation makes the service more expensive and less attractive to use. In this sense, it is understood that the scale validated in this research can serve as a support for private organizations and also for regulatory agents of the state apparatus, with a view to producing a better understanding of the benefits and harms that regulation produces on the shared economy.pt_BR
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