Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1098
Título: O PAPEL DO ESTADO NA ECONOMIA DO COMPARTILHAMENTO SOB A ÓTICA DO USUÁRIO
Autor(es): SANTOS, Pedro Hugo Sousa dos
Orientador: SOUZA, Elnivan Moreira de
Data do documento: 2020
Resumo: No Brasil, a economia compartilhada iniciou-se através da inserção de aplicativos com foco em prestações de serviços de caronas compartilhadas, como o Uber. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi identificar a percepção do consumidor em relação a regulação estatal nos serviços da economia do compartilhamento por meio do método estatístico da análise fatorial. Com o uso dessa técnica foi possível correlacionar os construtos propostos e identificar as percepções dos usuários em relação ao papel do Estado nesse novo modelo de negócios. Na medida em que a pesquisa se justifica pelo novo contexto mercadológico que a economia compartilhada proporciona aos mercados os quais adentra, os resultados obtidos foram no sentido de que os usuários desse serviço compreendem que a regulação torna o serviço mais eficiente, aumenta a competitividade entre os players, torna o serviço mais seguro e confiável. Contudo, a escala revelou que essa regulação deixa o serviço mais caro e menos atrativo para uso. Nesse sentido, compreende-se que a escala validada nesta pesquisa pode servir de suporte para organizações privadas e também para agentes reguladores do aparelho estatal, com vistas a produzirem um melhor entendimento dos benefícios e malefícios que a regulação produz sobre a economia compartilhada.
Palavras-chave: Economia compartilhada. Estado. Regulação. Consumidor.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1098
Aparece nas coleções:Administração (Presencial) - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedro Hugo Sousa dos Santos.pdf1.27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.