Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1100
Title: CONSUMO CONSCIENTE: ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE FORTALEZA
Authors: UCHOA, Vanrobert Nobre
metadata.dc.contributor.advisor: FÉLIX, Bruna de Sousa
Issue Date: 2020
Abstract: Este trabalho tem como objetivo geral, avaliar a percepção do consumo consciente, na visão dos alunos de uma instituição de ensino superior de Fortaleza. A primeira parte apresenta uma introdução onde ocorre uma contextualização histórica do desenvolvimento da sociedade frente à questão da geração e descarte de resíduos do meio ambiente, a segunda parte apresenta a revisão literária onde mostra-se os conceitos de meio ambiente, economia verde, marketing verde e consumo consciente, sustentabilidade e educação ambiental. A terceira parte aborda o confronto entre os conceitos apresentados frente ao consumismo e as ferramentas usadas pelo marketing das empresas para estimular cada vez mais o ato de compra nos consumidores. A coleta de dados ocorreu através de um questionário com 10 (dez) questões de múltipla escolha, elaborado por meio de uma escala validada do instituto AKATU e foi aplicado por meio do google forms em abril de 2020 para um total de 74 respondentes. Por meio da interpretação dos dados coletados conclui-se que ainda é muito falha a tomada de atitude de consumo consciente entre os estudantes de ensino superior. Apesar de conhecer os benefícios que o consumo consciente pode gerar tanto a curto e principalmente a longo prazo, ainda é de difícil execução tornar este tipo de consumo um hábito entre estes estudantes.
Keywords: Consumo consciente. Meio Ambiente. Sustentabilidade. Consumismo.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1100
Appears in Collections:Administração (Presencial) - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vanrobert Nobre Uchoa.pdf995.51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.