Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1113
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAVESQUE, Christian Aquino-
dc.contributor.authorSANTOS, Vladison Martins dos-
dc.date.accessioned2021-03-30T13:03:48Z-
dc.date.available2021-03-30T13:03:48Z-
dc.date.issued2019-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1113-
dc.description.abstractO contato, cada vez mais precoce, do público infantil com o universo do consumo, cria um mercado atraente em vários setores. Nesse contexto, o varejo de vestuário infantil vem se destacando, em um mercado cada vez mais concorrido, com um extenso número de empresas disputando as preferências desses consumidores e utilizando-se das diversas práticas de marketing que facilitam o acesso as novidades. Diante dessa realidade, o objetivo geral deste estudo é analisar a existência da criação de estereótipos de comportamentos nas campanhas publicitarias com finalidade de gerar intenção de compra nas crianças. A metodologia utilizada no presente artigo foi do tipo bibliográfica, exploratória e descritiva. A natureza da pesquisa é qualitativa. O instrumento de pesquisa utilizado foi primeiramente um roteiro para a análise fílmica e posteriormente a técnica de roteiro de entrevista estruturada, que foi aplicada com 10 (dez) mães universitárias de uma Instituição de Ensino Superior (IES) da cidade de Fortaleza, para a realização da análise de conteúdo referente às categorias abordadas nas campanhas como: adultização, erotização, competição por destaque, modelo padronizado de beleza e apelo à moda, referentes às marcas: Lilica Ripilica e Tigor, Jacris e Milon. Conclui se que em 2 marcas analisadas: Lilica ripillica e Jacris, verificou se a criação de estereótipos de comportamento sendo eles: a adultização, erotização, competição por destaque, ao modelo padronizado de beleza e o apelo à moda nas campanhas publicitarias direcionadas para o público infantil. Enquanto isso, a marca Milon, diferentemente das demais é a que melhor representa o universo lúdico infantil, apesar de ter apresentado os estereótipos de comportamento: competição por destaque, modelo padronizado de beleza e apelo à moda e tendência para aceitação social.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPúblico infantil. Estereótipos. Consumo infantil.pt_BR
dc.titleCONSUMO E CULTURA MIDIÁTICA: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE MÃES UNIVERSITÁRIAS EM UMA IES SOBRE A COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA NO VAREJO DE VESTUÁRIO INFANTIL NA CIDADE DE FORTALEZApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesCONSUMPTION AND MEDIA CULTURE: A STUDY ON THE PERCEPTION OF UNIVERSITY MOTHERS IN A HEI ON MARKET COMMUNICATION IN CHILDREN'S CLOTHING RETAIL IN THE CITY OF FORTALEZApt_BR
dc.description.resumo_abstractThe increasingly early contact of children with the consumer universe creates an attractive market in various sectors. In this context, children's clothing retailing has stood out in an increasingly crowded market, with a large number of companies vying for these consumers' preferences and using various marketing practices that facilitate access to news. Given this reality, the general objective of this study is to analyze the existence of the creation of behavioral stereotypes in advertising campaigns with the purpose of generating purchase intention in children. The methodology used in this article was bibliographic, exploratory and descriptive. The nature of the research is qualitative. The research instrument used was first a script for the film analysis and later the structured interview script technique, which was applied with 10 (ten) university mothers of a Higher Education Institution (HEI) of Fortaleza, for the realization from the content analysis referring to the categories addressed in the campaigns such as: adultization, eroticization, competition for prominence, standardized beauty model and appeal to fashion, referring to the brands: Lilica Ripilica and Tigor, Jacris and Milon. It was concluded that in two analyzed brands: Lilica ripillica and Jacris, it was verified the creation of behavioral stereotypes: adultization, eroticization, competition for prominence, the standardized beauty model and the appeal to fashion in advertising campaigns directed to the child audience. Meanwhile, the Milon brand, unlike the others, best represents the children's playful universe, despite having presented the stereotypes of behavior: competition for prominence, standardized model of beauty and appeal to fashion and tendency to social acceptance.pt_BR
Appears in Collections:Administração (Presencial) - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Valdison c_ficha.pdfTCC Vladison1.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.