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dc.contributor.advisorSOUZA, Elnivan Moreira de-
dc.contributor.authorGURGEL NETO, José-
dc.date.accessioned2021-03-30T13:05:15Z-
dc.date.available2021-03-30T13:05:15Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1114-
dc.description.abstractA prática política está presente na realidade humana desde os primórdios das mais antigas civilizações. A própria etimologia da palavra remete à civilização grega e indica o processo estabelecido nas cidades-estados categorizadas como pólis, termo esse que deu origem à palavra política. Desde então a política se estabeleceu como fator preponderante para o desenvolvimento das nações e dela se originaram diversos modelos, processos, organizações e tambem fatos históricos que ocasionaram transformações irreversíveis no destino da humanidade. Atualmente, a política é compreendida como o mais relevante fator de transformação e de engajamento de pessoas em projetos que vislumbram a melhoria da vida em sociedade com todas suas contradições, conflitos e desigualdades. Diante disto, este trabalho tem como fio condutor a compreensão sobre a transformação que vem acontecendo na maneira de a classe política se comunicar com seu público alvo. Buscando compreender a proposta da ferramenta de marketing e como ela tem se encaixado na realidade sócio política atual que tem recebido influência decisiva dos meios digitais e suas plataformas que se estabeleceram como palco fundamental, diante do uso massivo da população, para quem quer projetar uma imagem pública. Para isso, se fez necessário se debruçar em uma pesquisa sobre a literatura que abrange como a política tem sido tratada nos dias atuais, principalmente sob a ótica do marketing. O objetivo geral deste trabalho é identificar quais são os principais meios e ferramentas digitais presentes no marketing político. A metodologia do trabalho se configura como uma revisão sistemática da literatura em que se montou uma base de dados com artigos científicos coletados na internet que abordam o marketing político e sua nuance do marketing eleitoral. Com o resultado da pesquisa se chegou à conclusão que a política como fator sócio político está exposta às transformações da humanidade e que, atualmente, vem sofrendo os mais relevantes efeitos da modernidade desde o surgimento do marketing político na década de 50 do século XX.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectmarketing; marketing político; marketing eleitoral; era digital; redes sociais.pt_BR
dc.titleMARKETING POLÍTICO EM AMBIENTE DIGITALpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesPOLITICAL MARKETING IN DIGITAL ENVIRONMENTpt_BR
dc.description.resumo_abstractPolitical practice has been present in human reality since the dawn of the earliest civilizations. The very etymology of the word refers to the Greek civilization and indicates the process established in the city-states categorized as polis, a term that gave rise to the word politics. Since then politics has established itself as a preponderant factor for the development of nations and from it originated several models, processes, organizations and also historical facts that caused irreversible transformations in the destiny of humanity. Currently, politics is understood as the most relevant factor of transformation and engagement of people in projects that envision the improvement of life in society with all its contradictions, conflicts and inequalities. Given this, this work is guided by the understanding of the transformation that is happening in the way the political class communicates with its target audience. Seeking to understand the proposal of the marketing tool and how it has fitted into the current socio-political reality that has received decisive influence from digital media and its platforms that have established themselves as a fundamental stage, given the mass use of the population, for those who want to project an image. public For this, it was necessary to focus on a literature search that covers how politics has been treated today, especially from the perspective of marketing. The general objective of this paper is to identify which are the main digital media and tools present in political marketing. The methodology of the work is configured as a systematic review of the literature in which a database was assembled with scientific articles collected on the Internet that address political marketing and its nuance of electoral marketing. With the result of the research it was concluded that politics as a socio-political factor is exposed to the transformations of humanity and that, currently, it has been suffering the most relevant effects of modernity since the emergence of political marketing in the 1950s.pt_BR
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