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Título : MARKETING POLÍTICO EM AMBIENTE DIGITAL
Autor : GURGEL NETO, José
metadata.dc.contributor.advisor: SOUZA, Elnivan Moreira de
Fecha de publicación : 2019-12-11
Resumen : A prática política está presente na realidade humana desde os primórdios das mais antigas civilizações. A própria etimologia da palavra remete à civilização grega e indica o processo estabelecido nas cidades-estados categorizadas como pólis, termo esse que deu origem à palavra política. Desde então a política se estabeleceu como fator preponderante para o desenvolvimento das nações e dela se originaram diversos modelos, processos, organizações e tambem fatos históricos que ocasionaram transformações irreversíveis no destino da humanidade. Atualmente, a política é compreendida como o mais relevante fator de transformação e de engajamento de pessoas em projetos que vislumbram a melhoria da vida em sociedade com todas suas contradições, conflitos e desigualdades. Diante disto, este trabalho tem como fio condutor a compreensão sobre a transformação que vem acontecendo na maneira de a classe política se comunicar com seu público alvo. Buscando compreender a proposta da ferramenta de marketing e como ela tem se encaixado na realidade sócio política atual que tem recebido influência decisiva dos meios digitais e suas plataformas que se estabeleceram como palco fundamental, diante do uso massivo da população, para quem quer projetar uma imagem pública. Para isso, se fez necessário se debruçar em uma pesquisa sobre a literatura que abrange como a política tem sido tratada nos dias atuais, principalmente sob a ótica do marketing. O objetivo geral deste trabalho é identificar quais são os principais meios e ferramentas digitais presentes no marketing político. A metodologia do trabalho se configura como uma revisão sistemática da literatura em que se montou uma base de dados com artigos científicos coletados na internet que abordam o marketing político e sua nuance do marketing eleitoral. Com o resultado da pesquisa se chegou à conclusão que a política como fator sócio político está exposta às transformações da humanidade e que, atualmente, vem sofrendo os mais relevantes efeitos da modernidade desde o surgimento do marketing político na década de 50 do século XX.
Palabras clave : marketing; marketing político; marketing eleitoral; era digital; redes sociais.
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1114
Aparece en las colecciones: Administração (Presencial) - Trabalhos de Conclusão de Curso

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