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dc.contributor.advisorPINHEIRO NETO, Guipson Fontes-
dc.contributor.authorASSIS, Lívia Oliveira de-
dc.date.accessioned2021-03-30T13:09:12Z-
dc.date.available2021-03-30T13:09:12Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1117-
dc.description.abstractAs empresas do setor automotivo procuram estabelecer meios estratégicos que possibilitem o fortalecimento delas no mercado, sendo relevante desenvolver seus níveis de serviços logísticos, a fim de proporcionar melhor atendimento aos seus clientes. Ciente disso, esta investigação assumiu o seguinte problema de pesquisa: de que forma o nível de serviço logístico trabalhado pelos centros automotivos na cidade de Fortaleza/CE vem a refletir a satisfação dos seus clientes? Na tentativa de responder a esse problema de pesquisa, foi desenvolvida uma pesquisa coerente à natureza qualitativa, do tipo exploratório e descritivo, assumido o estudo de casos múltiplos como estratégia. Com base nisso, buscou-se compreender assuntos referentes a níveis de serviço logístico, considerando as opiniões de clientes e gestores alcançados por meio da aplicação de questionários próprios, elaborados para o devido processo de levantamento de dados. Foram dois gestores de dois centros automotivos pesquisados e um total de sessenta clientes que contribuíram com o processo de levantamento de dados e, consequente, repercussão no alcance dos resultados da pesquisa. Os clientes pesquisados afirmaram que a o atendimento, a qualidade dos serviços prestados e dos produtos fornecidos e a confiança representam os principais fatores que levam em consideração antes de contratarem um serviço ou comprarem um produto automotivo. Também o prazo, com base nas respostas, deve ser um fator crítico a ser ponderado pelos participantes do segmento estudado. Com base nessa revelação, as empresas do segmento automotivo podem obter vantagens competitivas ao oferecerem um prazo cada vez mais veloz durante o desenvolvimento e a conclusão de seus serviços ofertados, podendo ser a agilidade um fator imprescindível não só para o atendimento dos clientes, mas também para a satisfação deles. E diante dessa revelação, os gestores dos centros automotivos estudados precisam trabalham, dentre tantos fatores, o níveis de estoque de peças e pneus, já que estes produtos possuem maior rotatividade, evitando, assim, possíveis falhas que se reverteriam em faltas de produtos, atrasos, custos desnecessários e impacto negativo no nível de serviço pelos seus centros automotivos prestados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCentros Automotivos. Níveis de Serviço Logístico. Perspectiva de Clientespt_BR
dc.titleNÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO: ANÁLISE DE FATORES PARA SATISFAÇÃO DE CLIENTES DE DOIS CENTROS AUTOMOTIVOS EM FORTALEZA-CEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesLOGISTIC SERVICE LEVEL: ANALYSIS OF FACTORS FOR CUSTOMER SATISFACTION FROM TWO AUTOMOTIVE CENTERS IN FORTALEZA-CEpt_BR
dc.description.resumo_abstractAutomotive companies seek to establish strategic means that make it possible to strengthen them in the market, and it is relevant to develop their levels of logistics services in order to provide better service to their customers. Aware of this, this investigation assumed the following research problem: how does the level of logistical service worked by the automotive centers in the city of Fortaleza / CE reflect the satisfaction of its customers? In an attempt to answer this research problem, a research that was coherent to the qualitative nature, exploratory and descriptive, was developed, assuming the study of multiple cases as a strategy. Based on this, we sought to understand issues related to levels of logistical service, considering the opinions of customers and managers reached through the application of their own questionnaires, prepared for the due process of data collection. Two managers from two automotive centers surveyed and a total of sixty customers contributed to the data collection process and, consequently, repercussions on the reach of the research results. The surveyed customers stated that the service, the quality of the services provided and the products provided and the trust represent the main factors that they take into account before hiring a service or buying an automotive product. Also, the term, based on the answers, must be a critical factor to be considered by the participants of the studied segment. Based on this revelation, companies in the automotive segment can obtain competitive advantages by offering an increasingly faster term during the development and completion of their offered services, and agility can be an essential factor not only for customer service, but also for their satisfaction. And in view of this revelation, the managers of the studied automotive centers need to work, among so many factors, the stock levels of parts and tires, since these products have greater turnover, thus avoiding possible failures that would result in product shortages, delays, unnecessary costs and a negative impact on the level of service provided by its automotive centers.pt_BR
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