Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1125
Title: Urbanização e impactos em bacias hidrográficas: o caso da bacia do Curu em Canindé – CE.
Authors: GOMES, Anathayná Sampaio
metadata.dc.contributor.advisor: ANDRADE, Paula Nobre de
Issue Date: 2021
Citation: GOMES, Anathayná Sampaio. Urbanização e impactos em bacias hidrográficas: o caso da bacia do Curu em Canindé – CE. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Abstract: As bacias hidrográficas são áreas de captação natural de água precipitada que converge o escoamento superficial para um único ponto de saída, compostas por uma rede de drenagem formada por cursos de água, na qual o volume de entrada é a precipitação de água e o volume de saída é o escoamento de água que chega ao exultório. A bacia do Curu está localizada na macrorregião Sertão Central, representa 6% do território do estadual, possui como principal afluente o Rio Canindé e abrange 15 municípios cearenses, dentre eles Canindé. A importância desse estudo, garante o acesso contínuo ao abastecimento de água, a preservação do recurso hídrico, a comparação de cumprimento da Lei das Águas, a avaliação da atual situação quali- quantitativa da bacia estudada, verificando se há ou não necessidade de revitalização do trecho, contribuindo ainda para o endosso de estudos sobre a gestão de recursos hídricos no sertão cearense. O objetivo desse trabalho é avaliar os impactos das ações antrópicas decorrentes da urbanização na bacia hidrográfica do Curu, no município de Canindé – CE, através de dados de qualidade de água coletados no local. Os resultados apontaram, através da relação das amostras de parâmetros de qualidade da água fora do padrão com a média pluviométrica de cada ano, que a medida que o nível da água diminui o efeito da degradação de causa antrópica é mais acentuado. A construção de edificações as margens dos corpos hídricos, a deposição de efluentes não tratados e sólidos, geram alterações na qualidade da água, observado nos parâmetros de cor, turbidez, coliformes totais e cloro residual, além de provocar o desgaste físico da bacia, através do assoreamento do leito dos reservatórios São Mateus e Sousa, e do rio Canindé.
Keywords: Saneamento
Semiárido
Urbanização
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1125
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Anathayná Sampaio Gomes.pdf4.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.