Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1128
Title: Desenvolvimento de ferramenta computacional para análise de capacidade estrutural de vigas de concreto armado
Authors: MAIA, Cláudia Mariana Costa
metadata.dc.contributor.advisor: MATIAS, Bergson da Silva
Issue Date: 2021
Citation: MAIA, Cláudia Mariana Costa. Development of a computational tool to analyze the structural capacity of reinforced concrete beams. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Abstract: No decorrer da concepção de uma estrutura, diversas falhas podem existir durante o projeto ou execução, levando a uma redução da vida útil e segurança que a obra necessita. Para isso as manutenções e reforços vem como alternativa para suprir os problemas ocasionados pelas manifestações patológicas. Devido à suma importância da manutenção e do reforço que as estruturas de concreto armado demandam, o presente trabalho tem como finalidade expor o desenvolvimento de uma ferramenta computacional para o auxílio da verificação estrutural de vigas seção retangular ou T sujeitas a flexão simples, a B-Strength. O procedimento de cálculo adotado foi implementado de acordo com as recomendações normativas da NBR 6118:2014. A entrada de dados serão as características mecânicas e geométricas da seção da viga e as informações das áreas de aço. Os resultados serão a profundidade da linha neutra e o momento fletor máximo da seção. Também será possível considerar a perda de seção das armaduras, devida à corrosão, através da redução da área de aço no cálculo. A redução permitida pela ferramenta varia entre 0% e 50%. O processo de cálculo iterativo adotado pela ferramenta será o Método da Bissecante. Para a elaboração da ferramenta computacional será utilizada a linguagem Python, devido a sua facilidade de implementação e alta aplicação no mercado da tecnologia. Além disto, será adotado o método estruturado. Este método traz como benefícios uma quantidade reduzida de linhas de comando e facilidade de manutenção e atualização. A validação da ferramenta será feita através de exemplos práticos solucionados anteriormente por uma planilha desenvolvida no ambiente Microsoft Excel® e disponibilizada pelo professor Me. Bergson Matias.
Keywords: Vigas
Capacidade resistente
Concreto armado
Implementação
Momento fletor
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1128
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cláudia Mariana Costa Maia.pdf1.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.