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dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucas Cavalcante de-
dc.contributor.authorSILVA FILHO, Deizio de Farias-
dc.date.accessioned2021-04-30T13:03:20Z-
dc.date.available2021-04-30T13:03:20Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, Deizio de Farias. Análise comparativa da irregularidade longitudinal obtida por equipamentos de diferentes classes. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1131-
dc.description.abstractAs tecnologias desenvolvidas para a área de infraestrutura de transportes podem contemplar várias atividades, que vão desde o planejamento, monitoramento, avaliação, até sua reabilitação. Dessa forma, este trabalho analisa as condições de superfície de uma rodovia que a pavimentação é flexível, localizado no município de Cascavel-CE. A pista é simples e das 2 faixas de rolamento será estudado as 2 trilhas de roda externas, sendo uma do lado direito da pista e a outra do lado esquerdo, fazendo assim 720 m de medição. Utilizou-se 4 métodos de obtenção de irregularidade longitudinal, nível e mira, estação total, GPS geodésico, um aplicativo para smartphone, denominado RoadLabPro. Além disso, foram utilizados softwares de auxílio para descarregamento dos dados dos equipamentos de medição utilizados e o software paramétrico ProVAL, com finalidade de verificar os parâmetros e possíveis valores que representasse a irregularidade. Este estudo inicia-se informando a situação da alta concentração de escoamento de pessoas e cargas pela malha rodoviária e a precariedade que é a malha rodoviária, na qual afeta na logística de distribuição de todo país, na segurança, no conforto ao rolamento e a vida útil do pavimento. Em seguida, por meio de uma pesquisa bibliográfica para o desenvolvimento do trabalho, abordam-se os conceitos de Irregularidade Longitudinal, informando os parâmetros estabelecidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e suas normas para medição e calibração dos equipamentos para levantamento da Irregularidade Longitudinal. Além disso, é feita uma abordagem sobre a gerência de pavimentos, tipos de defeitos nos pavimentos e sobre diferentes equipamentos de medição da irregularidade. Para a realização da pesquisa foi realizado o levantamento em campo com os 4 equipamentos de diferentes classes nas duas trilhas de roda externas. Os dados obtidos foram comparados por meio do software paramétrico e foram gerados perfis, de cada equipamento, que identificavam as inconformidades nas duas trilhas de roda externa, além de apresentar por meios de análise de tabelas se os equipamentos utilizados nesse trabalho funcionam para a obtenção do International Roughness Index (Índice Internacional de Irregularidade-IRI), tanto por conta da necessidade da alta precisão, da viabilidade dos custos operacionais para execução do levantamento dos dados, da eficiência e do tempo de execução do levantamento. Os resultados demonstraram que a pista tinha um alto índice de irregularidades longitudinalmente, fato esse que influenciou nos resultados do IRI, na qual tiveram valores elevados. Outrossim com esse trabalho, é possível afirmar que no mercado existe equipamentos que poderiam auxiliar na obtenção do IRI em trechos grandes, mas para se ter uma maior precisão é necessário ver qual o tipo de equipamento, como trabalha, produtividade e após isso analisar a questão dos custos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIrregularidadept_BR
dc.subjectRoadLabPropt_BR
dc.subjectSmartphonept_BR
dc.subjectPavimento Flexívelpt_BR
dc.titleAnálise comparativa da irregularidade longitudinal obtida por equipamentos de diferentes classespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesComparative analysis of the longitudinal irregularity obtained by equipment of different classespt_BR
dc.description.resumo_abstractThe technologies developed for the transport infrastructure area can include several activities, ranging from planning, monitoring, evaluation, to its rehabilitation. Thus, this work analyzes the surface conditions of a highway that the paving is flexible, located in the municipality of Cascavel-CE. The track is simple and from the 2 lanes the 2 external wheel tracks will be studied, one on the right side of the track and the other on the left side, making 720 m of measurement. Four methods of obtaining longitudinal irregularity, level and crosshairs, total station, geodetic GPS, an application for smartphones, called RoadLabPro, were used. In addition, assistive software was used to download data from the measurement equipment used and the parametric software ProVAL, in order to verify the parameters and possible values that represented the irregularity. This study starts by informing the situation of the high concentration of flow of people and cargo through the road network and the precariousness that is the road network, which affects the distribution logistics of the whole country, safety, comfort in rolling and life useful surface. Then, through a bibliographic search for the development of the work, the concepts of Longitudinal Irregularity are addressed, informing the parameters established by the National Department of Transport Infrastructure (DNIT) and its standards for measuring and calibrating the equipment for surveying the Longitudinal irregularity. In addition, an approach is made on the management of pavements, types of defects in pavements and on different equipment for measuring irregularity. In order to carry out the research, a field survey was carried out with the 4 equipment of different classes on the two external wheel tracks. The data obtained were compared using parametric software and profiles were generated for each equipment, which identified the non-conformities in the two external wheel tracks, in addition to presenting by means of table analysis whether the equipment used in this work works to obtain the International Roughness Index (International Irregularity Index-IRI), both because of the need for high precision, the feasibility of operational costs for carrying out the data survey, the efficiency and the time of execution of the survey. The results showed that the runway had a high rate of longitudinal irregularities, a fact that influenced the results of the IRI, in which they had high values. Furthermore, with this work, it is possible to affirm that in the market there is equipment that could assist in obtaining the IRI in large stretches, but in order to have greater precision it is necessary to see what type of equipment, how it works, productivity and after that analyze the question costs.pt_BR
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