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https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1131
Título: | Análise comparativa da irregularidade longitudinal obtida por equipamentos de diferentes classes |
Autor(es): | SILVA FILHO, Deizio de Farias |
Orientador: | ALMEIDA, Lucas Cavalcante de |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | SILVA FILHO, Deizio de Farias. Análise comparativa da irregularidade longitudinal obtida por equipamentos de diferentes classes. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021. |
Resumo: | As tecnologias desenvolvidas para a área de infraestrutura de transportes podem contemplar várias atividades, que vão desde o planejamento, monitoramento, avaliação, até sua reabilitação. Dessa forma, este trabalho analisa as condições de superfície de uma rodovia que a pavimentação é flexível, localizado no município de Cascavel-CE. A pista é simples e das 2 faixas de rolamento será estudado as 2 trilhas de roda externas, sendo uma do lado direito da pista e a outra do lado esquerdo, fazendo assim 720 m de medição. Utilizou-se 4 métodos de obtenção de irregularidade longitudinal, nível e mira, estação total, GPS geodésico, um aplicativo para smartphone, denominado RoadLabPro. Além disso, foram utilizados softwares de auxílio para descarregamento dos dados dos equipamentos de medição utilizados e o software paramétrico ProVAL, com finalidade de verificar os parâmetros e possíveis valores que representasse a irregularidade. Este estudo inicia-se informando a situação da alta concentração de escoamento de pessoas e cargas pela malha rodoviária e a precariedade que é a malha rodoviária, na qual afeta na logística de distribuição de todo país, na segurança, no conforto ao rolamento e a vida útil do pavimento. Em seguida, por meio de uma pesquisa bibliográfica para o desenvolvimento do trabalho, abordam-se os conceitos de Irregularidade Longitudinal, informando os parâmetros estabelecidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e suas normas para medição e calibração dos equipamentos para levantamento da Irregularidade Longitudinal. Além disso, é feita uma abordagem sobre a gerência de pavimentos, tipos de defeitos nos pavimentos e sobre diferentes equipamentos de medição da irregularidade. Para a realização da pesquisa foi realizado o levantamento em campo com os 4 equipamentos de diferentes classes nas duas trilhas de roda externas. Os dados obtidos foram comparados por meio do software paramétrico e foram gerados perfis, de cada equipamento, que identificavam as inconformidades nas duas trilhas de roda externa, além de apresentar por meios de análise de tabelas se os equipamentos utilizados nesse trabalho funcionam para a obtenção do International Roughness Index (Índice Internacional de Irregularidade-IRI), tanto por conta da necessidade da alta precisão, da viabilidade dos custos operacionais para execução do levantamento dos dados, da eficiência e do tempo de execução do levantamento. Os resultados demonstraram que a pista tinha um alto índice de irregularidades longitudinalmente, fato esse que influenciou nos resultados do IRI, na qual tiveram valores elevados. Outrossim com esse trabalho, é possível afirmar que no mercado existe equipamentos que poderiam auxiliar na obtenção do IRI em trechos grandes, mas para se ter uma maior precisão é necessário ver qual o tipo de equipamento, como trabalha, produtividade e após isso analisar a questão dos custos. |
Palavras-chave: | Irregularidade RoadLabPro Smartphone Pavimento Flexível |
URI: | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1131 |
Aparece nas coleções: | Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso |
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