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dc.contributor.advisorLEITÃO, Marisa Teófilo-
dc.contributor.authorCAMPELO, Eric Costa-
dc.date.accessioned2021-04-30T13:38:24Z-
dc.date.available2021-04-30T13:38:24Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCAMPELO, Eric Costa. Panorama da manutenção predial em edifícios residenciais de Fortaleza. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1133-
dc.description.abstractEm todas as edificações ocorre o processo natural de envelhecimento, que pode ser acelerado pela falta de manutenção e acarretar nas manifestações patológicas. As manifestações patológicas aparecem na edificação indicando que algo no sistema necessita de reparos. Essas manifestações geralmente ocorrem por meio de erros na execução de obra ou por falta de manutenção por parte do usuário da edificação. Para identificar tais manifestações utiliza-se a inspeção predial, que acarreta a liberação de um laudo de inspeção. Em seguida ocorre a etapa de execução da reforma a fim de solucionar os problemas. Todo esse processo é melhor detalhado nas normas de gerenciamento e manutenção predial que formam um ciclo de dependência entre si. Essas normas são a NBR 14037 (ABNT, 2011); NBR 5674 (ABNT, 2012); NBR 15575(ABNT, 2013); e por último a NBR 16280 (ABNT, 2015). Diante disso, o presente trabalho busca esclarecer características tanto das normas como dos termos inerentes as mesmas, sendo o objetivo apresentar um panorama das práticas de manutenção predial seguidas por edifícios residenciais em Fortaleza/CE. Para tanto, serão aplicados questionários às administrações de edifícios residenciais em Fortaleza assim como entrevista com empresas de inspeção predial mostrando qual das partes necessitam rever seus métodos de trabalho para solucionar e evitar problemas vistos na análise das respostas. O resultado encontrado foi que os síndicos, assim como os condôminos, possuem a tendência de negligenciar problemas nas edificações, a maioria não recebe manual das edificações e geralmente contratam profissionais não habilitados para diversos serviços na edificação, somente chamando o profissional habilitado para grandes problemas como os estruturais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPatologiaspt_BR
dc.subjectNormas Técnicaspt_BR
dc.subjectInspeção Predialpt_BR
dc.subjectVida Útilpt_BR
dc.subjectManutenção Predialpt_BR
dc.titlePanorama da manutenção predial em edifícios residenciais de Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesPanorama of building maintenance in residential buildings in Fortalezapt_BR
dc.description.resumo_abstractIn all buildings the natural aging process occurs, which can be accelerated by lack of maintenance and lead to pathological manifestations. Pathological manifestations appear in the building indicating that something in the system needs repair. These manifestations usually occur through errors in the execution of the work or due to lack of maintenance on the part of the building user. To identify such manifestations, building inspection is used, which results in the release of an inspection report. Then there is the stage of implementing the reform in order to solve the problems. This whole process is better detailed in the building management and maintenance standards that form a cycle of dependence on each other. These standards are NBR 14037 (ABNT, 2011); NBR 5674 (ABNT, 2012); NBR 15575 (ABNT, 2013); and finally NBR 16280 (ABNT, 2015). In view of this, the present work seeks to clarify characteristics of both the rules and the terms inherent to them, with the objective of presenting an overview of building maintenance practices followed by residential buildings in Fortaleza / CE. To this end, questionnaires will be applied to the administrations of residential buildings in Fortaleza, as well as interviews with building inspection companies showing which of the parties need to review their working methods to solve and avoid problems seen in the analysis of the responses. The result found was that the liquidators, as well as the tenants, have a tendency to neglect building problems, most do not receive a building manual and generally hire professionals not qualified for various services in the building, only calling the qualified professional for major problems such as structural ones.pt_BR
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