Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1133
Título : Panorama da manutenção predial em edifícios residenciais de Fortaleza
Autor : CAMPELO, Eric Costa
metadata.dc.contributor.advisor: LEITÃO, Marisa Teófilo
Fecha de publicación : 2021
Citación : CAMPELO, Eric Costa. Panorama da manutenção predial em edifícios residenciais de Fortaleza. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Resumen : Em todas as edificações ocorre o processo natural de envelhecimento, que pode ser acelerado pela falta de manutenção e acarretar nas manifestações patológicas. As manifestações patológicas aparecem na edificação indicando que algo no sistema necessita de reparos. Essas manifestações geralmente ocorrem por meio de erros na execução de obra ou por falta de manutenção por parte do usuário da edificação. Para identificar tais manifestações utiliza-se a inspeção predial, que acarreta a liberação de um laudo de inspeção. Em seguida ocorre a etapa de execução da reforma a fim de solucionar os problemas. Todo esse processo é melhor detalhado nas normas de gerenciamento e manutenção predial que formam um ciclo de dependência entre si. Essas normas são a NBR 14037 (ABNT, 2011); NBR 5674 (ABNT, 2012); NBR 15575(ABNT, 2013); e por último a NBR 16280 (ABNT, 2015). Diante disso, o presente trabalho busca esclarecer características tanto das normas como dos termos inerentes as mesmas, sendo o objetivo apresentar um panorama das práticas de manutenção predial seguidas por edifícios residenciais em Fortaleza/CE. Para tanto, serão aplicados questionários às administrações de edifícios residenciais em Fortaleza assim como entrevista com empresas de inspeção predial mostrando qual das partes necessitam rever seus métodos de trabalho para solucionar e evitar problemas vistos na análise das respostas. O resultado encontrado foi que os síndicos, assim como os condôminos, possuem a tendência de negligenciar problemas nas edificações, a maioria não recebe manual das edificações e geralmente contratam profissionais não habilitados para diversos serviços na edificação, somente chamando o profissional habilitado para grandes problemas como os estruturais.
Palabras clave : Patologias
Normas Técnicas
Inspeção Predial
Vida Útil
Manutenção Predial
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1133
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Eric Costa Campelo.pdf843.41 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.