Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1139
Título: Análise da aplicação de materiais geossintéticos em fundações de barragens de terra
Autor(es): ARAÚJO, Isis Magalhães
Orientador: STROZBERG, Ivelise Marconi
Data do documento: 2021
Citação: ARAÚJO, Isis Magalhães. Análise da aplicação de materiais geossintéticos em fundações de barragens de terra. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Resumo: Os geossintéticos são materiais poliméricos que foram desenvolvidos com o objetivo de solucionar problemas em diversas áreas da construção civil. Estes materiais podem ser empregados com finalidade de drenagem, impermeabilização, filtragem, separação, reforço do solo, entre outros. No caso de barragens de terra, os geossintéticos podem se tornar grandes aliados dos projetistas, visto que são materiais que possuem eficiência quando se trata do controle do fluxo de água, como em obras de drenagem, filtragem e impermeabilização. Um problema em que se deve ter uma atenção maior no projeto de barragens é a questão da percolação através do corpo e das fundações, pois, caso não sejam tomadas as devidas providências, essa situação poderá comprometer a estabilidade da estrutura. Visto a necessidade de resolução de problemas envolvendo a percolação de água, esse trabalho tem como objetivo analisar a utilização de geossintéticos como uma forma viável de controle de percolação através das fundações de barragens de terra. Foi utilizado o programa SEEP/W para simular o fluxo de água através de uma barragem genérica, com o intuito de analisar a percolação através das fundações com a utilização de geomembrana como tapete à montante. De forma comparativa, foram analisadas também uma seção da mesma barragem com a utilização de trincheira de vedação e uma seção sem nenhum tratamento das fundações. Os resultados obtidos mostraram que houve redução da vazão comparando com a seção sem tratamento da fundação. Em relação ao sistema de trincheira de vedação cut-off, a geomembrana como tapete à montante se mostrou compatível quando se trata de um comprimento próximo à 150 metros, podendo assim ser uma opção para a obra em questão. Entretanto, para uma análise completa, é necessário o estudo dos custos relacionados a aplicação dos dois métodos, como também o tempo de execução.
Palavras-chave: Geossintéticos
Barragens
Fundações
Percolação
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1139
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isis Magalhães Araújo.pdf1.64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.