Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1150
Title: Análise do planejamento das necessidades de materiais em uma indústria de medidores de energia
Authors: ARAÚJO, Alicia Gomes de
metadata.dc.contributor.advisor: FARIA, Ana Carolina Lima Pimentel de
Issue Date: 2021
Citation: ARAÚJO, Alicia Gomes de. Análise do planejamento das necessidades de materiais em uma indústria de medidores de energia. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Abstract: Em um momento em que não há tolerância para perdas, o planejamento de necessidade de materiais torna-se atividade crucial para a eficácia industrial industriais. Desse modo, é inevitável a busca pela integração de dados na organização, assim como o uso de sistemas integrados que auxiliem a empresa no controle e na padronização de atividades, facilitando o processo de planejamento de matéria-prima e trazendo êxito ao cálculo da necessidade de materiais. Isso permite maior eficácia à gestão de suprimentos e atendimento às demandas fabris, ao evitar desperdícios com materiais obsoletos ou perdas devido ao não atendimento das necessidades do cliente. A partir dessa análise, esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar a metodologia de planejamento da necessidade de materiais da empresa. Para alcançar esses objetivos, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca do planejamento e controle da produção, previsão da demanda, gestão de estoque e cálculo da necessidade de materiais. Em seguida, foi desenvolvido um estudo de caso com análises de documentos, entrevistas com gestores da área e pesquisa de campo. Diante do contexto apresentado e do fato de a empresa trabalhar com sistemas transacionais, pode-se afirmar que há uma metodologia que apresenta vulnerabilidade, o que impede a integração e padronização de informação entre os setores fabris. No entanto, com vistas a resolução das deficiências existentes, está sendo planejada a aplicação de um sistema integrado, com previsão de implementação em um prazo mínimo de 18 meses. Portanto, foi elaborado pela autora um esboço de plano de ação, com soluções que minimizarão os problemas atuais no processo de planejamento de materiais até que o sistema seja implementado.
Keywords: MRP
Planejamento e controle de produção
Estoque
Demanda
Materiais
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1150
Appears in Collections:Engenharia de Produção - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alicia Gomes de Araújo.pdf1.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.