Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1153
Title: Proposta de layout para implantação em uma empresa metalúrgica com foco na redução de desperdícios
Authors: CHAGAS, Leticia Olivia Costa Lima
metadata.dc.contributor.advisor: COSTA FILHO, José Luciano Lopes da
Issue Date: 2021
Citation: CHAGAS, Leticia Olivia Costa Lima. Proposta de layout para implantação em uma empresa metalúrgica com foco na redução de desperdícios. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Abstract: Esse trabalho tem o objetivo de identificar o arranjo físico adequado que atenda às necessidades da linha de produção e respeite o bem-estar dos trabalhadores de uma metalúrgica. A gestão da fábrica estudada vem percebendo que seus funcionários se encontram com dificuldades para atender a demanda de alguns novos produtos, o que acontece devido as longas distâncias percorridas e aos movimentos repetitivos que gera bastante de fadiga. O arranjo físico bem alocado é capaz de reduzir muitos dos desperdícios na geração de serviços ou produtos, principalmente o desgaste físico desnecessário dos funcionários. Para isso, foram realizadas visitas ao chão de fábrica da empresa com o intuito de conhecer os processos realizados e identificar as atividades que mais geravam desgaste físico. Essa otimização se dar através de métodos desenvolvidos no Lean Manufacturing, que busca a melhoria continua a redução máxima dos desperdícios. Após um longo estudo e a análise dos dados coletados através de algumas observações e usando um questionário, foi um criado um mapeamento do fluxo do produto. Através disso, pode-se perceber que algumas atividades eram motivadoras para tais desgastes físicos relatados pelos funcionários. Diante desse cenário, foi estabelecido um novo layout que inclui todas as etapas de produção do produto e com as técnicas de produção enxuta do Lean Manufacturing. A proposta final do arranjo físico trará mais conforto para a realização das atividades e uma maior proximidade das etapas de processamento, tornando o fluxo do produto livre e sem interrupções.
Keywords: Lean Manufacturing
Desperdícios
Layout
Mapeamento de Processos
Produtividade
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1153
Appears in Collections:Engenharia de Produção - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leticia Olivia Costa Lima Chagas.pdf769.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.