Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1176
Título: MGP Datasus: Uma pesquisa documental sobre metodologia de gerenciamento de projetos
Autor(es): COUTINHO, Mateus Menezes
Orientador: OLIVEIRA JÚNIOR, Euristenho Queiroz
Data do documento: 2021-06-16
Resumo: Com o dinâmico crescimento da área de tecnologia, as empresas passaram a investir em demandas que promovessem a integração das informações e melhor gestão de seus processos. Associado a isso, o momento pandêmico atual fez com que as pessoas dependessem cada vez mais da utilização dos serviços disponibilizados no meio digital. As organizações, que já vinham se adequando a esse cenário, passaram a buscar mecanismos que melhor lhes proporcionasse planejar, executar, monitorar, controlar e encerrar seus projetos. Com relação às empresas públicas, aderir a novos sistemas de informação passou a ser uma necessidade para dar respostas mais rápidas e precisas ao cidadão. Na área da saúde, tão consultada neste período, o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) passou por novos desafios para se adequar à demanda das exigências da população, com relação aos serviços prestados, os gastos públicos e a transparência na aplicação de recursos, tornando-se imprescindível as informações adequadas para o momento. O DATASUS é o Departamento de Informática do SUS, formalizado pelo decreto nº 100, de 16 de abril de 1991, e passou a fomentar, regulamentar, desenvolver e avaliar as ações estratégicas de Tecnologia da Informação e Comunicação, tanto do SUS, como do Ministério da Saúde (MS). Diante disso, a presente pesquisa objetiva, de forma geral, investigar a Metodologia de Gerenciamento dos Projetos (MGP) do Departamento de Informática do SUS. Utilizou-se a pesquisa descritiva e exploratória, de cunho bibliográfico e documental, cujo campo de trabalho foi o DATASUS. Conclui-se que a MGP do DATASUS é complexa, utilizando-se de vários processos, porém é bem estruturada e funcional, e contempla boas práticas de gerenciamento de projetos.
Palavras-chave: DATASUS.
Metodologia de Gerenciamento de Projetos.
Processos.
MGP
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1176
Aparece nas coleções:Sistemas de Informação - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mateus Menezes Coutinho.pdf1.73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.