Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1182
Título: Desenvolvimento e avaliação da usabilidade de um aplicativo para rastreio de leucocoria em crianças
Autor(es): VERÇOSA, Paloma Castro
Orientador: JUCÁ, Carlos Eduardo
Data do documento: 2020
Citação: VERÇOSA, Paloma Castro. Desenvolvimento e avaliação da usabilidade de um aplicativo para rastreio de leucocoria em crianças. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2021.
Resumo: Introdução: A eliminação da cegueira na infância é uma das prioridades do Projeto Visão 2020 da Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar de ser um evento raro, é considerada um problema de saúde pública devido aos anos de incapacidade do indivíduo cego, gerando um grande impacto econômico, familiar e social. Dentre as causas de cegueira infantil estão catarata congênita, glaucoma congênito, retinopatia da prematuridade, toxoplasmose congênita, opacidade de córnea e retinoblastoma. Todas essas cursam com opacificação do eixo visual, que pode ser identificado através do Teste do Reflexo Vermelho (TRV), atual método de rastreio para essas doenças em crianças. O diagnóstico precoce para o tratamento é de extrema importância para o bom prognóstico e desenvolvimento visual. O presente estudo visou desenvolver um aplicativo (APP) para smartphone como meio alternativo para rastreio de leucocorias em crianças. Objetivos: Desenvolver um aplicativo móvel para rastreio de doenças oftalmológicas em crianças, através da obtenção de fotos do reflexo vermelho além do registro de dados sociodemográficos dos pacientes, e avaliar a usabilidade do aplicativo por médicos cursando especialização em Oftalmologia através da aplicação de questionário. Resultados: Foi desenvolvido o APP chamado Fast Vision para plataformas Android e IOS com registo de patente. Também como resultado, as respostas do questionário System Usability Scale (SUS) demonstraram que a avaliação de usabilidade foi de 94,0 (índice de confiança de 95%). Conclusão: Foi desenvolvido um APP para rastreio de leucocoria em crianças. O APP apresentou uma boa usabilidade.
Palavras-chave: Aplicativos móveis
Smartphone
Catarata
Saúde da Criança
Cegueira
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1182
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PALOMA CASTRO VERÇOSA.pdf1.04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.