Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1188
Title: Otimização na alocação de recursos em um sistema de detecção e alarme de incêndio em um hospital de Fortaleza
Authors: SOUZA, Larissa Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor: CARVALHO, Hilano José Rocha de
Issue Date: 2021
Citation: SOUZA, Larissa Ferreira de. Otimização na alocação de recursos em um sistema de detecção e alarme de incêndio em um hospital de Fortaleza. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Abstract: Este artigo aborda uma proposta de melhoria no mercado de serviços de automação predial, mais especificamente, o SDAI (sistema de detecção e alarme contra incêndios) através da implementação de um estudo na área de Pesquisa Operacional (PO). O estudo presente neste trabalho busca a otimização de um problema prático de redução de custos que através da modelagem matemática é possível formular uma função com todas as variáveis influentes no problema e assim encontrar a solução ótima e propor melhorias. Esta pesquisa agrega no âmbito científico trazendo uma abordagem mais aprofundada sobre um tema pouco abordado da relação da PO com a melhoria de serviço de SDAI e também agrega no âmbito social por mensurar recursos de forma melhorada gerando assim uma vantagem tanto ao prestador do serviço que teria mais lucro e menor custo quando para o consumidor que obtém. Foi utilizado um método de otimização para definir a distribuição correta de recursos de modo a minimizar o custo total associado a esses recursos, e assim foram definidos os níveis adequados de qualidade no serviço de instalação de um sistema de alarme e detecção de incêndio.
Keywords: Pesquisa Operacional
Automação Predial
SDAI
Otimização
Modelagem matemática
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1188
Appears in Collections:Engenharia de Produção - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Larissa Ferreira de Souza.pdf407.08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.