Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1189
Título: Aplicação de técnica de previsão de demanda em uma empresa varejista de Fortaleza/CE
Autor(es): PASCOAL, Marcus Leandro da Silva
Orientador: COSTA FILHO, José Luciano Lopes da
Data do documento: 2021
Citação: PASCOAL, Marcus Leandro da Silva. Aplicação de técnica de previsão de demanda em uma empresa varejista de Fortaleza/CE. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Resumo: A competitividade vem se tornando um requisito vital para as organizações, sendo a previsão de demanda parte imprescindível da construção de uma boa estratégia de mercado, a fim de que as organizações que as utilizem se comportem de maneira mais assertiva e obtenha resultados mais eficientes comparadas aos concorrentes. A busca de excelência pelas empresas em níveis de planejamento estratégico, estoques e previsão de demanda deve ser resposta às exigências e prioridades que os clientes vêm cada vez mais exigindo, se tornando cada vez mais difícil as organizações se manterem vivas. Nesse sentido, a análise e previsão de demanda vêm sendo utilizada como uma ferramenta diferencial entre as empresas para reduzirem as diferenças entre o que é ofertado e o que está sendo demandado. Este trabalho descreve as vantagens de um planejamento estratégico, além da gestão de estoque como forma de organizar e reduzir os níveis de desperdício, bem como métodos de previsão de demanda como parte do planejamento estratégico da empresa. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso de forma a analisar uma situação específica em que, com base em dados de vendas simulados de uma empresa de varejo, pode ser aplicado diferentes tipos de técnicas de previsão de demanda quantitativas para análise dos melhores resultados e escolha da melhor técnica para a situação específica.
Palavras-chave: Competitividade
Previsão de demanda
Planejamento estratégico
Gestão de estoques
Diferencial
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1189
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcus Leandro da Silva Pascoal.pdf1.04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.