Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1191
Título: Alagamento urbano na cidade de Fortaleza: causas, efeitos e solução – um estudo de caso da avenida Heráclito Graça.
Autor(es): CANUTO, Amanda Rodrigues
Orientador: ABDALA NETO, Eliezer Fares
Data do documento: 2021
Citação: CANUTO, Amanda Rodrigues. Alagamento urbano na cidade de Fortaleza: causas, efeitos e solução – um estudo de caso da avenida Heráclito Graça. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020
Resumo: A Avenida Heráclito Graça, na cidade de Fortaleza/CE, sofre com alagamentos intensos causados pelo impedimento da dinâmica do ciclo hidrológico do Riacho Pajeú, que faz parte da bacia litorânea de Fortaleza, onde é formada por um conjunto de pequenos riachos que drenam para o Oceano Atlântico. A intervenção atípica sobre o leito do Riacho Pajeú, oriundo do crescimento demográfico acelerado da cidade e do planejamento inadequado da urbanização da região, resultou em situações caóticas de alagamentos recorrentes no período da quadra chuvosa, dado que a maior parte do riacho se encontra aterrado ou canalizado com um sistema de drenagem que não atende as precipitações da região. A referida pesquisa, analisa a situação a partir dos acontecimentos históricos no entorno do riacho e de sua importância em séculos passados, abordando também fatores hidrológicos que evidenciam a problemática atual, e ao final propõe-se uma alternativa para mitigar os feitos negativos provocados por estes impactos. Uma vez que o objetivo é estabelecer um panorama da gestão da drenagem na sub-bacia do riacho Pajeú, visando contribuir com uma solução aplicada às Políticas Públicas no setor que ampliam a capacidade de drenagem no local. Além da tal resolução, esta pesquisa ainda sugere uma forma para que a água dessas precipitações possam ser aproveitadas para o abastecimento da população.
Palavras-chave: Riacho Pajeú
Alagamento
Drenagem
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1191
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda Rodrigues Canuto.pdf1.44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.