Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1204
Título : Análise do processo de identificação de manifestações patológicas em estruturas em concreto armado
Autor : MORAIS, Maria Ivana
metadata.dc.contributor.advisor: LEITE, Mariana de Araújo
Fecha de publicación : 2021
Citación : MORAIS, Maria Ivana. Análise do processo de identificação de manifestações patológicas em estruturas em concreto armado. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Resumen : A importância e necessidade do processo de inspeção predial é assunto de grande discussão atualmente. A identificação de manifestações patológicas em sistemas estruturais, tendo em vista sua incidência comum em edificações de concreto armado e a necessidade de ter profissionais habilitados para tal atividade, é então foco do presente estudo. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo fazer uma avaliação do processo de identificação das manifestações patológicas em estruturas de concreto armado, de forma a servir de subsídio para processos de inspeção predial. Os resultados, foram obtidos por meio de entrevistas a profissionais da área. As perguntas abrangeram 5 temas, os quais são os perfis dos entrevistados, os tipos mais comuns de manifestações patológicas, quais as diretrizes para realizar as inspeções prediais, como é a elaboração dos laudos técnicos e as orientações para os clientes, e a visão do profissional sobre o mercado da engenharia diagnóstica. Com as respostas dos entrevistados aos questionamentos nesses 5 temas, obteve-se respostas muito semelhantes apesar da atuação dos entrevistados em diferentes áreas, pôde-se concluir que as manifestações patológicas em estruturas de concreto armado são problemas corriqueiros que estão ligados a idade das edificações no cenário atual. Concluiu-se, também, que é bastante comum profissionais da área serem procurados para reparar as manifestações patológicas mas sem a preocupação na causa raiz do problema. Por fim, concluiu-se que apesar de existirem normas de inspeção predial, muitos profissionais buscam referência em outras bibliografias, não se sentindo amparados pela norma, e encontrando no mercado outros profissionais atuando sem experiência e capacitação, o que mostrou ter impacto negativo na correta execução do serviço de inspeção predial.
Palabras clave : Manifestações patológicas
Laudos técnicos
Engenharia Diagnóstica
Concreto armado
Corrosão
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1204
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Maria Ivana Morais.pdf1.41 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.