Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1215
Título: Urdir: o viver a arte, o refúgio e a natureza como produtos da mesma experiência
Autor(es): AZEVEDO, Ana Lia Lopes de
Orientador: PORTO, Larissa de Carvalho
Data do documento: 2021
Citação: AZEVEDO, Ana Lia Lopes de. Urdir: o viver a arte, o refúgio e a natureza como produtos da mesma experiência. 2021. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Resumo: O presente trabalho trata da elaboração de um projeto arquitetônico que mescla três grandes temáticas – arte, refúgio e natureza – na criação de um Centro de Artes Cênicas e Plásticas localizado no Vicente Pinzon, em Fortaleza (CE). Estando o terreno locado num entorno que representa um ponto crítico de contrastes entre população em situação de vulnerabilidade socioeconômica e moradores em casarões de elite, a proposta engloba o centro artístico não somente como um local de acolhimento para a população vulnerável, mas como um ponto de encontro gerador de equidade espacial entre estes dois grupos distintos, dispondo-se num espaço convidativo, salubre, afetivo e de convivência igualitária. Para tal, a metodologia adotada englobou um estudo sobre o histórico das produções artísticas no país e na cidade de Fortaleza em busca de um melhor entendimento sobre como propor um espaço de arte democrática, além de pesquisas sobre Earthworks, Design Biofílico, Topofilia e Arquitetura Fractal, de forma a estudar como efetivamente mesclar natureza e arte numa verdadeira simbiose e como se utilizar desta para criar espaços afetivos e de refúgio. Dessa forma, o trabalho traz o projeto de um centro artístico de escala monumental e, ao mesmo tempo, plenamente integrado ao terreno e às formas e elementos naturais, trabalhando um extenso programa de necessidades e a criação de diversos espaços lúdicos de coexistência entre ambiente construído e natureza, servindo como local de refúgio e celebrando as mais diversas expressões artísticas.
Palavras-chave: Centro artístico
Equipamento sociocultural
Design Biofílico
Earth- work
Arquitetura Fractal
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1215
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Lia Lopes de Azevedo 1de2.pdf57.6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Ana Lia Lopes de Azevedo 2de2.pdf142.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.