Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1219
Título: Espaço Carlito Pamplona e parque tecnológico Cândido Pamplona: complexo sócio-econômico para cultura, lazer e desenvolvimento tecnológico.
Autor(es): PAMPLONA, Carla Andrade
Orientador: SALES, Diego de Castro
Data do documento: 2021
Citação: PAMPLONA, Carla Andrade. Espaço Carlito Pamplona e parque tecnológico Cândido Pamplona: complexo sócio-econômico para cultura, lazer e desenvolvimento tecnológico. 2021. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Resumo: O estilo moderno de vida tem se caracterizado pelo alto índice de consumo. Anualmente milhares de toneladas de resíduos são lançados no ambiente. Sem a destinação ou o tratamento adequado, o RSU tende a se acumular na superfície, causando sérios problemas ambientais tais. Uma das soluções para a destinação final do RSU é a adoção do grupo de práticas sustentáveis conhecidas como 5R's (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar) que, além da contribuição ambiental, promove a circulação da economia, ao passo que toda uma cadeia de suprimentos passa a se formar com o objetivo de beneficiar os resíduos sólidos urbanos. Na perspectiva dos três pilares da sustentabilidade (sociedade, economia e meio ambiente), o objetivo geral desse trabalho é desenvolver o anteprojeto arquitetônico de um complexo sócio-econômico. O equipamento é composto de um centro comunitário e de um parque tecnológico. Buscou-se a partir dos conhecimentos específicos conhecer a legislação brasileira sobre os resíduos sólidos; indicar algumas experiências no reaproveitamento dos resíduos sólidos urbanos, na perspectiva dos princípios da sustentabilidade; apresentar o conceito de economia criativa e alguns modelos de parcerias produtivas e, por fim, identificar os parâmetros fundamentais de desenvolvimento e funcionamento para centros comunitários. A pesquisa do trabalho é qualitativa, com abordagem propositiva. Norteia-se a partir de revisão de literatura e pesquisa documental. O terreno no bairro Carlito Pamplona é de memória afetiva da autora, pois é de propriedade de sua família. Carlito Narbal Pamplona, o Carlito Pamplona, industriário que dá nome ao bairro, é avô da autora. O local em que se propõe o projeto é parte de um espaço de 43.000 m2 que abriga as instalações da antiga fábrica da Brasil Oiticica S/A fundada pelo mesmo senhor. Espera-se, com esse trabalho, que este tipo de equipamento possa se multiplicar por diversas comunidades de Fortaleza, que demonstrem contexto e aptidões potencialmente similares.
Palavras-chave: Arquitetura responsável
Resíduos sólidos urbanos
Equipamentos sociais comunitários
Parque tecnológico
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1219
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carla Andrade Pamplona.pdf10.82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.