Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1222
Título: Instituição de longa permanência e centro dia para idosos uma alternativa para melhoria da qualidade de vida dos idosos em Fortaleza
Autor(es): BARROS, Séfora Brito
Orientador: COMELLI, Mariana Lira
Data do documento: 2021
Citação: BARROS, Séfora Brito. Instituição de longa permanência e centro dia para idosos uma alternativa para melhoria da qualidade de vida dos idosos em Fortaleza. 2021. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Resumo: O crescimento da população idosa no Brasil vem aumentando ao longo dos anos e traz à tona algumas problemáticas para os idosos, seja devido as suas limitações físicas e psicológicas, bem como às situações de abandono e descuido que, muitas vezes, esse grupo passa. Diante dessa realidade, o trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de instituição de longa permanência (ILPI) e centro dia para a pessoa idosa na cidade de Fortaleza- CE como alternativa para aumentar a qualidade de vida desse público, trazendo conforto e segurança, além de uma arquitetura com soluções que promova o bem-estar dos mesmos. Para isso, foi feito um estudo teórico referencial e arquitetônico, analisando o envelhecimento no país, as necessidades da pessoa idosa e os problemas que ela enfrenta, assim como a tipologia das instituições de longa permanência e centro dia. Ainda, foi estudado alguns conceitos importantes para uma arquitetura voltada ao idoso, que trazem conforto e qualidade de vida. Também, foi realizado um estudo de referências projetuais a fim de buscar soluções e estratégias arquitetônicas que auxiliassem no desenvolvimento do projeto. Por fim, foi desenvolvido o anteprojeto de uma Instituição de longa permanência e centro dia para idosos o qual, permite segurança e conforto, além do contato com a natureza, por meio da sua forma e de elementos projetuais que contribuem para um aproveitamento da iluminação e ventilação natural,com soluções que trazem afetividade e identidade para o usuário.
Palavras-chave: Instituição de longa permanência
Centro dia
Idosos
Conforto
Segurança
Fortaleza-CE
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1222
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Séfora Brito Barros 2de2.pdf23.23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Séfora Brito Barros 1de2.pdf216.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.