Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1223
Título : Desafio Jovem do Ceará: comunidade terapêutica para dependentes químicos
Autor : MUNGUBA, Silas Rafaini
metadata.dc.contributor.advisor: MATOS, Alesson Paiva
Fecha de publicación : 2021
Citación : MUNGUBA, Silas Rafaini. Desafio Jovem do Ceará: comunidade terapêutica para dependentes químicos. 2021. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Resumen : O trabalho revela o alarmante número de usuários de substâncias químicas ilícitas no Brasil, mostrando que os serviços que tratam desse mal são cada vez mais indispensáveis. Com uma procura cada vez maior, esses locais não conseguem absorver a quantidade de adictos que procuram o tratamento dos vícios. Muitos lugares contam com uma infraestrutura extremamente precária e espaços inadequados para tratamento e recuperação. Os adictos carecem de ambientes apropriados para seu tratamento, assim como qualquer outro indivíduo que busca tratamento especializado. A edificação deve compreender múltiplos espaços que contemplem a recuperação dos internos, tendo grande preocupação com a humanização e o conforto dos espaços e com o bem estar de seus usuários, pois esses normalmente se encontram em um estado emocional delicado. Trabalho, cultura e esportes são algumas das ocupações indispensáveis para os internos, assim como o acompanhamento psicológico para que essas pessoas possam se recuperar e reingressar na sociedade da forma mais suave possível, principalmente os que foram marginalizados. Sabendo que grande parte de usuários são pessoas carentes e sofrem o estranhamento e distanciamento da sociedade, surge a proposta de um projeto do zero do Desafio Jovem do Ceará, uma comunidade terapêutica sem fins lucrativos para dependentes químicos que existe a 46 anos no estado do Ceará e já tendo tratado mais de 9 mil internos durante sua existência.
Palabras clave : dependência
tratamento
humanização de espaços
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1223
Aparece en las colecciones: Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Silas Rafaini Munguba 1de2.pdf4.4 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Silas Rafaini Munguba 2de2.pdf8.39 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.