Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1230
Title: Centro de apoio sócio comunitário para pessoas com deficiência intelectual em Morada Nova, CE
Authors: DIÓGENES, Germanda Nogueira
metadata.dc.contributor.advisor: COMELLI, Mariana Lira
Issue Date: 2021
Citation: DIÓGENES, Germanda Nogueira. Centro de apoio sócio comunitário para pessoas com deficiência intelectual em Morada Nova, CE. 2021. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Abstract: O presente trabalho foi construído a partir de reflexões e inquietações sobre a deficiência intelectual e o espaço que é ocupado por essas pessoas na sociedade. A compreensão sobre a deficiência intelectual, suas limitações, classificações, tratamento para com este público, direitos assegurados, e a falta de equipamentos voltado aos mesmos, evidenciam necessidades dessa população e dificuldades enfrentadas, assim, o quanto é válida a implementação de centros de reabilitação pensado para essas pessoas. Para o direcionamento da resolução deste problema, a Rede de cuidados à pessoa com deficiência no âmbito do SUS, delimita profissionais, equipamentos e materiais mínimos para esse tipo de estabelecimento (centro de reabilitação). Neste estudo, seguindo o que é mencionado na rede de cuidados do SUS, é proposto geração de estímulos sensoriais, os quais são: acústica, sequenciamento espacial, espaço de fuga, compartimentalização, transições, zoneamento sensorial e segurança. Com isso, proporcionar melhor desenvolvimento, qualidade de vida e inserção destas na sociedade.
Keywords: Arquitetura
Deficiência
Inclusão
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1230
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Germanda Nogueira Diógenes 1de2.pdf50.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Germanda Nogueira Diógenes 2de2.pdf87.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.