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Title: Modelo de simulador realístico para treinamento em videoendoscopia digestiva alta
Authors: MOURA, Aderson Aragão
metadata.dc.contributor.advisor: MOURA JÚNIOR, Luiz Gonzaga de
Issue Date: 2021
Citation: MOURA, Aderson Aragão. Modelo de simulador realístico para treinamento em videoendoscopia digestiva alta. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na área da saúde) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2021.
Abstract: INTRODUÇÃO: A Endoscopia Digestiva Humana atual permite diagnósticos precoces e realização de procedimentos ultra minimamente invasivos. Por ser um ato médico complexo, exige treinamento adequado. O ensino em Endoscopia necessita de atividades práticas que são melhor desempenhadas em cenários de simulação. Há poucos simuladores disponíveis no mercado que atendam aos requisitos bioéticos e sejam financeiramente acessíveis. OBJETIVO: desenvolver e validar um simulador de relativo baixo custo com material totalmente sintético e reutilizável que possa ser empregado no treinamento de endoscopia diagnóstica e terapêutica. MÉTODO: dados anatômicos humanos da literatura foram plotados em programas de computação gráfica e suas representações manufaturadas em impressora 3D. Moldes metálicos foram desenvolvidos para injeção de Elastômero Termoplástico (TPE)- material que compõe a peça de esôfago, estômago e duodeno do device. Um grupo de 20 Experts e 40 Residentes em Endoscopia Digestiva foi comparado ao utilizar o simulador para um exame de endoscopia digestiva alta de rotina com identificação de corpo estranho intragástrico. Validação de Face e de Conteúdo foi obtida arguindo e comparando opiniões dos participantes quanto a características e funcionalidades do simulador utilizando Escalas de Likert, bem como sugestões de aprimoramento e eventuais dificuldades na utilização do modelo foram consideradas. Para Validação de Constructo, o tempo e a performance dos participantes na realização dos exames foram julgados por avaliadores ultra-experts cegados com base em escala padronizada. RESULTADOS: Experts e Residentes aprovaram características relativas a: aparência; design; posição em decúbito lateral esquerdo; visibilidade do campo endoscópico; acesso manual aos órgãos internos; realismo dos cenários internos dos órgãos; feedback tátil e realismo da dificuldade endoscópica dos procedimentos no simulador, entre outras. Houve concordância estatística entre as opiniões dos Residentes e de Experts conferindo Validação de Face ao modelo. Obteve-se alto índice de aprovação (>90%) do conteúdo oferecido pelo simulador tanto por Experts quanto por Residentes, com similaridade estatística entre as respostas e ambos os grupos valorizando a utilidade do simulador para treinamentos. Validação de Constructo foi alcançada com escala validada de 13 itens e elevado Índice Alpha de Cronbach (0,975), revelando desempenho estatisticamente significante (p=0,000) a favor dos Experts em todos os itens da mesma. Além disto, Experts superaram residentes (p=0,000) na comparação dos tempos de realização dos exames. CONCLUSÃO: O simulador ENDOSCOPIC TRAINING BOX® apresentou Validade de Face, Conteúdo e de Constructo podendo ser utilizado em Laboratórios de Habilidades Endoscópicas; a peça interna de TPE pode ser útil em simulação de diversos procedimentos endoscópicos minimamente invasivos; novos estudos serão desenvolvidos utilizando este simulador em situações diversas de práticas de treinamento buscando aprimorar modelos de treinamento e validá-los translacionalmente. Isto poderá trazer impactos sociais e bioéticos positivos, evitando uso de animais ou cadáveres em treinamentos para endoscopia médica diagnóstica e terapêutica em diversos países.
Keywords: Endoscopia
Endoscopia Gastrointestinal
Treinamento por Simulação
Educação médica
Técnicas de Diagnóstico do Sistema Digestório
Medicina Bariátrica
Obesidade
Gastroplastia.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1239
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde - Dissertações Defendidas

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