Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1245
Título : DIVULGAÇÃO SOBRE PARTES RELACIONADAS: UM ESTUDO NAS EMPRESAS DO SEGMENTO DE CALÇADOS LISTADAS NA B3
Autor : VIEIRA, ELAINE DOS SANTOS
metadata.dc.contributor.advisor: ARRUDA, JORGE ALBERTO DE SABOIA
Fecha de publicación : 2021-11-16
Resumen : O avanço no mercado de ações nos últimos anos vem exigindo, por parte dos acionistas, órgãos reguladores e outros stakeholders, conhecimentos sobre transações das companhias com partes com as quais se relacionam, para que não haja favoritismo nas operações, tenha ampla divulgação e fácil acesso às informações. O objetivo desse estudo é avaliar, a partir dos demonstrativos financeiros de 2018 a 2020 divulgados pelas empresas do segmento de calçados listadas na B3, o nível de cumprimento de exigências de divulgação sobre partes relacionadas preconizadas no CPC 05. Por meio da análise das informações divulgadas sobre partes relacionadas nas demonstrações financeiras dessas empresas, é possível responder esse objetivo. Esta é uma pesquisa qualitativa, a qual, em relação aos objetivos, classifica-se como descritiva, tendo a análise de documentos a metodologia utilizada para coletar os dados. Analisadas as notas explicativas de 4 empresas e com o uso de metodologia específica que considera a média de 61% de evidenciação, somente duas companhias ficaram acima desse percentual e a que apresentou melhor resultado foi a companhia Alpargatas S.A. Com os resultados alcançados, foi possível concluir que as divulgações sobre partes relacionadas das empresas estudadas não atendem totalmente as exigências do CPC 05 (2010) e, por esse motivo, esse assunto deve merecer maior atenção pelas empresas e profissionais de Contabilidade para que as determinações do CPC 05 sejam seguidas de forma mais criteriosa.
Palabras clave : Partes Relacionadas.
Demonstrativos Financeiros.
Acionistas.
CPC 05
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1245
Aparece en las colecciones: Ciências Contábeis - Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - ELAINE DOS SANTOS VIEIRA - FINAL (1).pdf365.66 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.