Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1246
Título : Simulador para punção de veia jugular ecoguiada em pediatria
Autor : DIÓGENES, Wullo Magalhães
metadata.dc.contributor.advisor: CAMPELO, Márcio Wilker Soares
Fecha de publicación : 2020
Citación : DIOGENES, Wullo Magalhães. Simulador para punção de veia jugular ecoguiada em pediatria. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2020.
Resumen : A punção para acesso venoso central é um dos procedimentos mais executados no ambiente hospitalar, podendo ocorrer complicações simples como pequenos hematomas e sangramentos e outras potencialmente fatais: pneumotórax hipertensivos e hemotórax maciço, sendo maiores em crianças. Para diminuir os índices de complicações e aumentar as taxas de sucesso na primeira tentativa o uso da ultrassonografia tem sido utilizado para orientar e guiar a punção principalmente quando o sítio é a veia jugular, porém não há muitos profissionais treinados para executar este procedimento. Isto posto, há necessidade de desenvolvimento de simuladores para treinamento e capacitação dos profissionais de saúde na punção ecoguiada. Usando o desing thinking foi criado um protótipo de simulador de punção ecoguiada em tamanho pediátrico. Construindo moldes de material termoplástico com ecogenicidade compatível para a punção vascular. Tal protótipo será utilizado para treinamento em punção vascular na região cervical, com visualização ecográfica de ductos: um com fluxo laminar (simulador venoso) e outro com fluxo pulsátil (simulador arterial) em dimensões pediátricas. Sendo possível realização de punção com agulha metálica, e passagem de fio guia até 0.014 a 0.035” sem vazamento de liquido. Podendo acrescentar na região cervical blocos com ductos com diversos níveis de dificuldade de punção.
Palabras clave : Simulador
Acesso Venoso Central
Ecografia
Pediatria
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1246
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde - Dissertações Defendidas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
WULLO MAGALHÃES DIÓGENES.pdf558.39 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.