Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1250
Title: Desenvolvimento e avaliação de uma plataforma móvel de apoio ao ensino de reumatologia a alunos de graduação em medicina
Authors: SILVA, Francisco Theogenes Macêdo
metadata.dc.contributor.advisor: AUGUSTO, Kristopherson Lustosa
Issue Date: 2021
Citation: SILVA, Francisco Theogenes Macêdo. Desenvolvimento e avaliação de uma plataforma móvel de apoio ao ensino de reumatologia a alunos de graduação em medicina. 2021. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2021.
Abstract: O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação repercute no ensino médico, favorecido pelo perfil atual dos alunos, em maior parte, nativos digitais. Sendo a reumatologia uma especialidade complexa e prevalente na prática clínica, torna-se necessário o desenvolvimento de ferramentas que favoreçam a aprendizagem. O objetivo do presente estudo consiste em desenvolver uma plataforma móvel inédita em reumatologia, avaliando a usabilidade, o grau de satisfação dos alunos com a ferramenta de ensino, a estimativa e a percepção do ganho de aprendizagem dos discentes. Trata-se de um estudo quantitativo, experimental, descritivo, realizado no Centro Universitário Christus, em que a usabilidade da plataforma foi avaliada por meio da Escala de Usabilidade de Sistema (SUS). O grau de satisfação e a percepção dos alunos quanto ao ganho de aprendizagem nas diferentes metodologias ativas presentes na instituição foram avaliadas através de questionários elaborados pelos autores. O ganho cognitivo dos alunos foi estimado através de pré-teste e pós-teste no formato de múltiplas escolhas. Participaram 71 alunos durante a aplicação do questionário SUS e do questionário sobre a aprendizagem e a satisfação. Quanto às questões de múltiplas escolhas, 17 alunos participaram do pré-teste e do pós-teste. A aplicação dos questionários foi realizada nos semestres de ensino da reumatologia, quarto e oitavo, nos períodos de 2020.2 e 2021.1. A plataforma apresentou escore SUS de 87,39 (valor aceitável igual a 70) com percepção positiva na aprendizagem em 83,1% dos alunos, sendo mais evidente nas aulas expositivas, embora no oitavo semestre foi observado nos cenários de simulação. Houve boa satisfação em 94,4% das respostas, com melhora no desempenho das questões de múltiplas escolhas, evoluindo de 39,4% para 62,3% (p=0,002). A plataforma móvel em reumatologia apresentou uma excelente usabilidade conforme a escala SUS, assim como sugeriu impacto positivo no ganho de aprendizagem dos alunos, apresentando boa satisfação quanto à utilização do produto tecnológico.
Description: The use of Information and Communication Technologies has impact on medical education, favored by the current undergraduated students´ profile, mostly digital natives. As rheumatology is a complex and prevalent specialty in clinical practice, it is necessary to develop tools that favor learning. The aim of the present study is to develop a mobile platform in rheumatology, evaluating the system usability, the student´s satisfaction with the teaching tool, estimation and perception of student´s learning gains. This is a quantitative, experimental, descriptive study, occurred in the Christus University Center. The platform usability was analyzed by the System Usability Scale (SUS). The student´s degree of satisfaction and perception regarding the learning gain in the different active methodologies present in the institution were evaluated through questionnaires elaborated by the authors. The estimate of the students' cognitive gain was measured through pre-test and post-test, in multiple choices format. Seventy-one students answered the questionnaire about the SUS, learning and satisfaction. About the multiple-choice questions, 17 students participated in the pre-test and in the post-test. The questionnaires application was carried out in the teaching semesters of rheumatology, fourth and eighth, in the periods 2020.2 and 2021.1. The platform had a SUS score of 87.39 (acceptable value equal to 70), with a positive learning perception in 83.1% of students, being more evident in lecture classes, although in the eighth semester it was observed in simulation scenarios. There was good satisfaction in 94.4% of the answers, with improvement in the use of multiple-choice questions, evolving from 39,4% to 62.3% (p=0.002). The mobile platform in rheumatology showed excellent usability according to the SUS scale, as well as suggesting a positive impact on the students' learning gain, with good satisfaction regarding the use of the technological product.
Keywords: Educação Médica
Reumatologia
Aplicativos Móveis
Tecnologia em saúde
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1250
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO THEOGENES MACÊDO SILVA.pdf1.46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.