Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1267
Title: Desenvolvimento de simulador virtual de fisiologia da pressão intracraniana: XNEURO 1.0.
Authors: BANDEIRA, Luiz Anderson Bevilaqua
metadata.dc.contributor.advisor: HOLANDA, Marcelo Alcantara
Issue Date: 2021
Citation: BANDEIRA, Luiz Anderson Bevilaqua. Desenvolvimento de simulador virtual de fisiologia da pressão intracraniana: XNEURO 1.0. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias Minimamente Invasivas e Simulação na Área da Saúde) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2021.
Abstract: Objetivo: Desenvolver um simulador virtual online da fisiologia da pressão intracraniana (PIC). Métodos: Um simulador computacional da fisiologia da PIC foi desenvolvido com base em modelagem matemática das interações entre as seguintes variáveis: fluxo sanguíneo cerebral e consumo de oxigênio (FSC e CMRO2), pressão arterial sistólica, diastólica e média (PAS, PAD e PAM), pressão de perfusão cerebral (PPC), pressões parciais de oxigênio arterial (PaO2) e dióxido de carbono (PaCO2) e temperatura corporal. Novas equações foram criadas pela técnica de interpolação polinomial linear usando gráficos extraídos de trabalhos validados em fisiologia PIC e em expressões funcionais estruturadas de modelos de referência para programação de software. A produção do software foi seguida da sua implementação online com os ajustes necessários para o bom funcionamento e experiência do usuário. Resultados: O simulador foi denominado Xneuro 1.0. O usuário tem a opção de alterar PaO2, PaCO2, temperatura corporal, PAS, PAD ou PAM dentro de faixas comumente encontradas em pacientes criticamente enfermos. Os efeitos dessas variáveis no PIC, PPC e CMRO2 são exibidos em tempo real em números e gráficos simultaneamente. Uma imagem colorida do cérebro representa didaticamente as mudanças na PIC quando ela varia acima dos valores normais. Conclusões: Desenvolvemos, a partir de revisão da literatura, o primeiro simulador virtual online de fisiologia de PIC com potencial para ser utilizado como ferramenta de ensino nesta área.
Description: BANDEIRA, Luiz Anderson Bevilaqua. Desenvolvimento de simulador virtual de fisiologia da pressão intracraniana: XNEURO 1.0. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias Minimamente Invasivas e Simulação na Área da Saúde) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2021.
Keywords: Simulação
Software
Fisiologia
Pressão intracraniana
Educação Médica
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1267
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUIZ ANDERSON BEVILAQUA BANDEIRA.pdf2.52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.