Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1271
Title: Desenvolvimento de uma plataforma móvel digital para o conhecimento dos ingredientes ativos de enxaguatórios bucais e dentifrícios presentes no mercado brasileiro
Authors: RABELO, Renata Saboia
metadata.dc.contributor.advisor: LIMA, Danilo Lopes Ferreira
Issue Date: 2021
Citation: RABELO, Renata Saboia. Desenvolvimento de uma plataforma móvel digital para o conhecimento dos ingredientes ativos de enxaguatórios bucais e dentifrícios presentes no mercado brasileiro. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2021.
Abstract: O controle do biofilme dentário é realizado através métodos químicos e mecânicos e é essencial para a garantia da saúde bucal. Enxaguatórios bucais e dentifrícios são substâncias antimicrobianas que possuem princípios ativos em sua composição e são utilizados como coadjuvantes do controle mecânico do biofilme dentário. O mercado brasileiro possui uma ampla quantidade de marcas comerciais desses produtos. Este estudo teve por objetivo desenvolver e investigar a usabilidade de uma plataforma móvel digital para conhecimento dos ingredientes ativos presentes em enxaguatórios bucais e dentifrícios no mercado brasileiro. Na intenção de investigar a usabilidade da plataforma Odontofácil foi realizado um estudo transversal por meio da Escala de Usabilidade de Sistema (SUS). Após desenvolvida, a plataforma digital foi disponibilizada para apreciação e uso por uma amostra de 103 cirurgiões-dentistas e acadêmicos concludentes de Odontologia durante um mês. Para a análise estatística, os dados foram coletados via google forms e tabulados no Microsoft excel para Windows®, seguido de exportação para o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 24.0 (IBM) no qual foi adotada uma confiança de 95%, com um valor p≤0,05 considerado estatisticamente significativo. A maioria dos acadêmicos concludentes (68,9%) e dos cirurgiões-dentistas (74,1%) afirmou ter conhecimento médio sobre a composição e prescrição dos enxaguatórios bucais e dentifrícios. A boa usabilidade foi concordante entre todos os participantes e discordaram somente sobre a complicação do uso da plataforma (p=0,005) e necessidade de apoio técnico (p=0,004), quando os graduados se sentiram mais confiantes. A plataforma digital, Odontofácil, apresentou uma boa usabilidade conforme a escala SUS, assim como sugeriu um impacto positivo no ganho de conhecimento dos cirurgiões-dentistas e acadêmicos de Odontologia em relação aos ingredientes ativos presentes nos enxaguatórios bucais e dentifrícios disponíveis no mercado, apresentando boa satisfação quanto à utilização do produto tecnológico.
Description: RABELO, Renata Saboia. Desenvolvimento de uma plataforma móvel digital para o conhecimento dos ingredientes ativos de enxaguatórios bucais e dentifrícios presentes no mercado brasileiro. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2021.
Keywords: Odontologia
Princípios ativos
Enxaguátorios bucais
Dentifrícios
Biofilme dentário
Plataformas digitais
Tecnologia em saúde
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1271
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENATA SABOIA RABELO.pdf1.81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.