Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1279
Título : Análise das miniusinas de dessalinização implantadas no sertão cearense: alternativa viável e funcional para obtenção de água para comunidades carentes?
Autor : DIÓGENES, Samuel de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: FROTA JÚNIOR, José Itamar
Fecha de publicación : 2021
Citación : DIÓGENES, Samuel de Sousa. Análise das miniusinas de dessalinização implantadas no sertão cearense: alternativa viável e funcional para obtenção de água para comunidades carentes? Monografia (Curso de Engenharia Civil). Centro Universitário Christus. Fortaleza. 2021
Resumen : A água é um meio essencial à vida e ao desenvolvimento humano, no entanto, segundo o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, relata que 2/3 da população vive em áreas com escassez hídrica ao menos um mês por ano. O Nordeste brasileiro, no qual o Estado do Ceará está localizado, apresenta um histórico crítico de problemas de escassez de água. Diante deste cenário preocupante, percebe-se a importância da busca por novas fontes aquíferas bem como novas tecnologias de tratamento que possibilitem a garantia eficiente da segurança hídrica. A implantação de miniusinas de dessalinização tornou-se uma alternativa de obtenção de água potável para a mitigação da seca, a fim de amenizar os problemas de dessedentação humana no sertão do Ceará e fornecimento de água, objeto desse trabalho. Foi realizada pesquisa bibliográfica com relação ao tema com trabalhos realizados no Estado, revistas, artigos, dissertações e levantamento por meio de entrevistas semiestruturadas. De acordo com as informações obtidas na literatura, a falta de manutenção das unidades dessalinizadoras instaladas, além de problemas técnicos que envolvem a instabilidade de energia elétrica, mão-de-obra especializada e o despejo de rejeitos salinos em algumas comunidades, dificultam a adoção da tecnologia como alternativa viável para a população cearense. Com relação às entrevistas realizadas, os técnicos da SOHIDRA e SRH, afirmaram que a implantação das unidades dessalinizadoras dependiam de uma série de avaliações, dentre elas, a vazão do poço e a qualidade da água, com relação ao envolvimento da população nos projetos, os técnicos destacaram que há relação entre os órgãos e as comunidades beneficiadas, assim como estão em funcionamento 252 unidades. A tecnologia utilizada em todo o Ceará é a Osmose Reversa. Por fim, pode-se destacar a importância da instalação e principalmente da manutenção das unidades de dessalinização para que a comunidade de fato se beneficie das vantagens em possuir acesso a água de qualidade.
Palabras clave : Seca
Escassez hídrica
Nordeste brasileiro
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1279
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Samuel de Sousa Diógenes.pdf784.48 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.